Alexander McQueen se inspira em micélios para inverno 2022

Foto: Divulgação

A cidade de Nova York sempre fez parte do trabalho criativo de Lee Alexander McQueen, tanto que o designer levou dois desfiles de sua marca homônima para a Big Apple. 23 anos depois da última vez em que o estilista escolheu a cidade como cenário, Sarah Burton leva a marca de volta para Nova York e apresenta, nesta quarta-feira (16.03), a coleção de inverno 2022 da marca.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

A linha dá continuidade a um trabalho com elementos naturais no qual McQueen se baseou em 1999, quando construiu um desfile em Nova York em que chovia em uma passarela repleta de água. Desta vez, Sarah optou por focar na terra, mais especificamente em micélios. Parte principal do corpo dos fungos, o micélio é uma estrutura que cresce de forma parecida às raízes das árvores, se dispersando pelo chão e se conectando entre si.

Este assunto já se destacou no universo da moda, seja com as texturas que se propõem a imitar a rede de ligação dos fungos ou com o uso dos próprios micélios como matéria-prima sustentável. A primeira opção é a que mais conversa com o desfile da marca: formas abstratas em cores vívidas, a textura criada com os tecidos, franjas representando a rede de micélios e, de forma mais literal, estampas de cogumelos.

Para marcar o equilíbrio tão desejado da marca entre a natureza e o tecnológico, a alfaiataria acrescenta um toque menos natural à coleção. O couro, as peças bordadas e o acabamento metalizado destacam a força sempre presente na Alexander McQueen. Os recortes – que criam diferentes sessões nos blazers -, as fendas – que arredondam um sobretudo – e as sobreposições – como na calça que ganha uma camada de saia – chama a atenção ao longo do desfile.

Veja na galeria os destaques do inverno 2022 da Alexander McQueen: