Fachada da American Apparel Brasil: fim dos tempos? Foto: divulgação
Fachada da American Apparel Brasil: fim dos tempos? Foto: divulgação

Por Matheus Evangelista

A marca norte-americana American Apparel está se despedindo do Brasil – pelo menos foi isso que Bazaar apurou esta semana. Com quase cinco anos, a única loja verde e amarela, instalada na Rua Oscar Freire, deve encerrar suas atividades ainda este mês. Segundo um dos gerentes, a marca sustenta seus 75% de desconto até esta quarta-feira (05.08), e logo em seguida deve fechar as portas. A assessoria de imprensa interna não quis comentar o assunto, assim como os funcionários, que não sabem da data de encerramento e preferem não se manifestar.

Em julho a marca postou no Instagram – o último post! – um desconto de 50% e nada mais foi publicado. O site brasileiro da marca saiu do ar, e quem tenta comprar alguma coisa é direcionado para o hotsite americano. Dois motivos podem ser o causador dessa bad news – a crise que o Brasil enfrenta, com o Dólar nas alturas; ou o reposicionamento da marca, que passa por reestruturações internas com a saída do CEO e fundador Dov Charney.

Funcionários – os mesmos que negam o fechamento – dizem que o ponto da Oscar Freire deve fechar, mas que a marca está procurando novos endereços e cidades para expandir no Brasil. Será?