*BAZAAR Apresenta
Moda pode até não ser arte – pelo menos não segundo as definições acadêmicas do século 18 – mas é inegável que, em certos momentos, as duas linguagens se entrelaçam de maneira tão sensível quanto potente. É o que acontece com “El Mirador”, coleção verão 2026 da Anselmi, que encontra inspiração nas profundezas do oceano e nas paisagens áridas de origem vulcânica para criar peças que despertam o toque, o olhar e a imaginação.
Com direção criativa de Sandra Anselmi, o novo capítulo da marca foi fotografado em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, com styling de Flavia Lafer e direção de arte de Pablo Quoos. O cenário escolhido – uma casa-museu que pertenceu ao artista e ativista ambiental César Manrique – intensifica a atmosfera artística e ecológica da coleção. Já os looks ganham vida no corpo da modelo Nicole Heringer, que dá movimento às texturas esculpidas em tricô 3D.
As formas, volumes e superfícies da coleção evocam organismos marinhos e formações do fundo do mar: ouriços, conchas, algas, tentáculos e borbulhas surgem como elementos têxteis em uma paleta que combina vermelho coral, azul abissal, âmbar, off-white, marrom terroso e preto lava. O resultado é uma linha que vai do poético ao lúdico, com vestidos, hot pants, saias, casaquetos, calças e blusas que convidam ao toque – e à contemplação.
A busca por equilíbrio entre fios e texturas levou cerca de 30 dias de pesquisa apenas para definir a mistura ideal, reforçando a abordagem meticulosa da diretora criativa. Desde suas experimentações com micélios há dois anos, Sandra vem apostando em formas orgânicas, volumes táteis e construções que evocam a natureza como força criativa – e também como alerta.
Além de reforçar o compromisso da Anselmi com práticas sustentáveis e de impacto local positivo, a coleção também incorpora um toque de humor e fantasia. Para isso, Sandra contou com o trabalho manual de crocheteiras gaúchas na criação de estrelas-do-mar, lagostas e tubarões, que aparecem como adornos artesanais em algumas peças-chave, adicionando camadas surreais à coleção.
Com “El Mirador”, a Anselmi mergulha fundo nesse território onde a técnica se torna emoção – e a roupa, um gesto sensível de conexão entre corpo, natureza e imaginação.