Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Aos 86 anos, faleceu, nesta quinta-feira (25.08), a icônica Sonia Rykiel. A designer parisiense sofria de Parkinson há mais de 20 anos.

Conhecida por seu trabalho em tricô, a estilista ganhou o universo fashion com sua personalidade efervescente e criações divertidas. “Quando engravidei, eu queria muito um vestido de maternidade, porém não achei nada que me agradasse. Então fiz um eu mesma. As revistas amaram e me colocaram em suas capas. Assim fui eleita a rainha do tricô”, contou a estilista certa vez ao WWD.

Sempre à frente de seu tempo, a designer não se contentou com a vida de dona de casa que a esperava. “Era para eu ter me tornado uma esposa em tempo integral, assim como a minha mãe”, comentou. Mas aos 17 anos, Sonia embarcou no mundo da moda trabalhando como vitrinista. Sua estética vibrante, inclusive, chamou a atenção do artista Henri Matisse.

“Acredito que a criatividade está dentro de você”, contou Rykiel ao New York Times. “Se você tem algo a dizer, expresse! Eu nunca fiz faculdade de moda. Eu tenho uma visão direta, eu sei exatamente o que quero. Eu digo a mim mesma: não tenha limites.”

Criada nos anos 1960, a etiqueta ficou conhecida por seus suéteres divertidos. Atualmente, Julie de Libran ocupa o cargo de diretora criativa da label – que pertence ao grupo First Heritage Brands.