Foto: Harper's Bazaar
Sophia, Sistine e Scarlet Stallone –  Foto: Harper’s Bazaar

As listras são clássicas e nunca saem de moda. E neste verão elas estão em alta como nunca, em diversas cores, shapes e releituras. Mas devem ser usadas com cautela para que valorizem a silhueta e não causem o efeito contrário.

Listras horizontais engordam e verticais emagrecem. Mas será que é mesmo assim? Patricia Villar, consultora de imagem e branding pessoal explica: “depende da forma como são usadas. As listras verticais realmente podem emagrecer e alongar. Mas também podem atrapalhar a harmonia do visual em mulheres com culotes, pois elas vão desalinhar nesta região e o resultado não ficará elegante. Prefira as listras verticais em camisas, tops ajustados e saias ou calças com ligeiro volume, que não fiquem rente ao corpo, a não ser que você seja muito longilínea.”

Já mulheres altas e magras podem apostar nas listras horizontais sem problemas. “Mas aquelas com ombros ou quadris largos devem evitá-las para não aumentar ainda mais essas partes do corpo”, alerta.

Rosie Huntington-Whiteley - Foto: Miguel Reveriego para Harper's Bazaar
Rosie Huntington-Whiteley – Foto: Miguel Reveriego para Harper’s Bazaar

As curvilíneas ou ligeiramente acima do peso não precisam fugir das listras, mas devem prestar atenção em alguns detalhes: “assim como acontece com as estampas de motivos maiores, quanto mais largas forem as listras, mais o corpo aparentará volume. Por isso, opte pelas mais finas e próximas umas das outras”, sugere Patricia Villar.

 

Martha Hunt - Foto: Regan Cameron para Harper's Bazaar Alemanha
Martha Hunt – Foto: Regan Cameron para Harper’s Bazaar Alemanha

E para quem é conservadora na forma de vestir, a consultora destaca que vale a pena apostar na combinação da sua peça listrada com uma lisa de cor forte e diferente para o visual ficar interessante. “O tom deve harmonizar com o look, mas não necessariamente estar presente na peça listrada”, diz.

Já as mais ousadas podem arriscar misturar listra com estampa. “A dica é que as duas peças tenham uma cor em comum. Também gosto do contraste das listras finas com estampas grandes e vice-versa”, sugere a especialista.

Fizemos um garimpo com peças listradas para você se inspirar. Confira!