Fotos: Agência Fotosite
Fotos: Agência Fotosite

Por Luigi Torre

Arte e arquitetura renascentistas servem de inspiração e pano de fundo para o inverno 2015 de Reinaldo Lourenço. Inspiração, porque explicam a origem de boa parte das formas e modelagens da coleção, como as golas altas, as mangas amplas ou infladas, bem como os motivos geométricos, tanto no jacquard e na tapeçaria, quanto nas estampas de mármore, os rolotés de seda, os acabamentos em ilhoses e os detalhes em couro de cobra.

Pano de fundo, pois, apesar de tema declarado, o passado é apenas base para trabalhos extremamente atuais.

Há um novo movimento tomando força na moda, que olha para o passado distante para dar cara nova ao presente. Reinaldo chega bem alinhado a esta vertente – que deu cara a algumas das principais coleções do verão 2015 internacional -, recuperando valores estéticos clássicos, como a geometria, a pureza no design e noções de perspectiva, mas com olhar fixo nos desejos de agora.

Vide o leve o leve clima 70’s, década-tendência também nesta temporada, que permeia toda a coleção, conferindo a ela leveza e sensualidade, vide os vestidos soltos e os acessórios (principalmente as botas), que já prometem ser obsessão assim que as temperaturas baixarem.

Clique em nossa galeria para ver looks selecionados do estilista, em desfile realizado nesta terça-feira (04.11), na semana de moda de São Paulo: