FH por Fause Haten - Verão 2014 - Foto: Ag. Fotosite
FH por Fause Haten – Verão 2014 – Foto: Ag. Fotosite

Por Sylvain Justum

Não se pode acusar Fause Haten de não ter coragem. Espécie de rebelde do sistema fashion, o estilista canta – literalmente –, dança e sapateia para convenções e correntes globais.

Para o verão 2014 de sua FH, ele dá de ombros para os formatos tradicionais de desfile e apresenta sua coleção como teatro de fantoches, na FAAP, para uma plateia embevecida com a delicadeza dos gestos de Gisele Bündchen, Naomi Campbell, Alek Wek, Shirley Mallmann ou Karen Elson.

Com a escolha do formato, Fause escolheu bonecas com as feições de modelos famosas, construindo, assim, um casting estelar, impossível de ser alcançado na “vida real”.

As roupas, miniaturizadas, seguem fieis ao repertório festeiro preferido de Fause. Vestidos longos e outros mais curtos, construídos com muitos volumes, babados, tule e bordados florais, vestiram as marionetes, que faziam pose de editorial à frente do palco espelhado, deitando sobre os globos de espelho colocados ali.

Ao final, surpresa, Maria Rita em versão fantoche encerrou cantando a apresentação, revelando todos os looks pendurados, em tamanho real, no fundo do palco. Uma feliz ideia, no mínimo, original, que fez a quarta-feira (20.03) começar mais simpática.