Camiseta de PET reciclado, R$ 100, Banditee - Foto: reprodução
Camiseta de PET reciclado, R$ 100, Banditee – Foto: reprodução

Por Ligia Carvalhosa Item essencial de qualquer guarda-roupa, a camiseta já não é, assim, tão simples. Conforme a moda se alinha aos desejos de uma vida menos acelerada, do não consumismo, de produtos com melhor custo-benefício e vida útil duradoura, uma série de marcas ganha espaço no mer- cado. São nomes como Básico.com e as recém-lançadas Banditee e Lemon Basics, grifes mais preocupadas com a qualidade – toque, conforto e praticidade – do que com a aparência. “Gosto da modelagem mais ampla e tinha dificuldade de encontrar algo que vestisse bem”, diz Nathalie Esses, estilista da Banditee, que, depois de 12 anos trabalhando com estamparia, cansou do excesso de informação.

À venda na Cartel 011, a neolabel ainda engrossa o coro da moda sem gênero, com dez modelos unissex, com diferentes tipos de acabamentos, gola, costura e materiais (de algodão Pima peruano a tecido de fibra de garrafa PET reaproveitada).

Camisetas da Lemon Basics - Foto: reprodução
Camisetas da Lemon Basics – Foto: reprodução

Baseada em Curitiba,a Lemon Basics parte dos fundamentos da alfaiataria para elevar o status básico da boa e velha camiseta. “Trabalhamos com tecidos nobres em peças e corte perfeito”, diz a estilista Samanta Piacini. “Assim, conseguimos um produto mais confortável e com ótimo caimento.” Lançada em abril de 2015, a marca tem como ideal uma nova postura no fazer, pensar e até entregar o que se é consumido. Na capital paranaense, as compras via e-commerce são entregues de bicicleta. Os tecidos, como cupro e seda, são pensados de acordo com sua durabilidade, e a confecção, feita em tecelagens com mão-de-obra 100% brasileira. “Era uma necessidade que eu mesma sentia, não existia nada parecido no País”, diz Dedé Bevilaqua, uma das primeiras a se aventurar pelo segmento.

Em 2013, lançou sua Básico. com, quando camisetas ainda eram sinônimo de casualidade máxima. Hoje, com tecidos premium e cortes elaborados, as t-shirts dominam os looks do trabalho às festas. Em dezembro passado, a marca ganhou sua primeira guide shop (espaço onde a cliente pode conhecer o produto ao vivo e efetuar a compra online), no hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. Antes, as vendas eram exclusivamente feitas via internet.“Percebemos que o conceito de básico é amplo e, no lugar de tendências passageiras, trabalhamos com o que é essencial ao guarda-roupa.”