À esquerda, look do resort 2013 da Louis Vuitton; à direita, o modelo delicado da designer rusa Vika Gazinskaya/Fotos: Reprodução

Depois do bonés, verdadeira mania street que invadiu a alta casta da moda mundial – verão 2012 da Kenzo e da Acne, por exemplo –, chega a vez de outro acessório emprestado do esporte cair nas graças de criadores e seguidores: as viseiras.

No caso de grandes grifes, o design sofre todo tipo de variações, cada uma em busca da melhor interpretação. Marcas como Lanvin e Louis Vuitton apostam no acessório para 2013, coisa que a Balenciaga já havia feito para 2012, repetindo a dose no verão deste ano, com um controverso modelo “aerodinâmico”.

Não surpreende que a ideia tenha se espalhado pelas galerias de streetstyle. A melhor maneira de aderir, como com qualquer elemento esportivo, é misturando universos. Lembre-se: prefira a viseira para arrematar looks elaborados, evitando a caricatura atlética.

A viseira futurista da Balenciaga/Foto: Reprodução