Prada verão 2024 – Foto: WWD

Apesar das cores vibrantes e as mais densas que fizeram sucesso nas últimas temporadas, os tons pastéis foram presença constante nas passarelas de verão 2024, principalmente nas semanas de moda de Milão e Paris. Uma tendência que dominou as passarelas de ambos os eventos foi o uso do azul bebê, uma tonalidade delicada que trouxe um toque de frescor e elegância às coleções. A cor, conhecida pela suavidade e aparência calmante – quase um óleo essencial de lavanda no mundo da coloração – foi incorporado de maneiras criativas e diversas em uma variedade de peças de roupas e até nos novos acessórios da temporada.

Versace aproveitou seus vestidos tubinhos à la era mod dos anos 1960 para utilizar a cor de diversas maneiras, desde acetinados até cardigans brancos e azuis. Givenchy investiu em seu verão florido para usar toques de azul bebê em seus visuais como em faixas, transparências e nos acessórios. A italiana Alberta Ferretti abusou da cor em listras de camisaria, para um visual fresco e elegante nas altas temperaturas do verão europeu.

Outras marcas seguiram a mesma linha, como Fendi, que utilizou o azul bebê como uma ferramenta de color-blocking, ou Stella McCartney com uma versão chic do terno azul bebê famoso nos anos 70 e Nina Ricci, que criou a própria passarela em azul claro com vestidos mini que combinavam entre a atmosfera. Em Milão, Tod’s aproveitou a onda do quiet luxury com peças azul bebê entre a alfaiataria contemporânea da marca e Prada que desfilou vestidos tubinhos cobertos por um chiffon flutuante.Essas são apenas algumas das marcas de renome da MFW e PFW que se renderam totalmente ao charme do azul bebê. Além das passarelas, já foi possível observar movimentações no estilo de rua para as tonalidades suaves.

O tom, com sua aura de inocência e sofisticação, é uma prova que a moda continua se reinventando, ainda mais com a rapidez das temperaturas subindo, trazendo novas formas de utilizar os tons pastéis, enquanto mantém o estilo de cada coleção. Se inspire nas passarelas para adotar o visual mais delicado.