Desfile de Reinaldo Lourenço/Foto: Marcelo Soubhia/Fotosite

Com o fim da temporada de verão 2013 do São Paulo Fashion Week, é hora de recapitular as apostas vistas nas passarelas, nas quais você deve se ligar. Aqui no blog, você confere a seleção dos editores da Harper’s Bazaar Brasil, das principais tendências da temporada paulista.

Confira:

Frente X Verso
Fechado na frente, aberto no verso. Estampado na frente, liso no verso. Branco na frente e preto no verso. A ambiguidade foi a palavra da vez para algumas marcas nesta temporada.
Visto em: Osklen, Paula Raia, Fernanda Yamamoto

Esporte
Mais uma vez, o universo atlético invadiu a temporada de moda. Em tecidos fortes, com pegada urbana e sofisticada, é a grande tendência deste São Paulo Fashion Week. Jogging, corrida, surf, ciclismo, mergulho e até o iatismo foram algumas das modalidades representadas pelos designers.
Visto em: Oslklen, Cavalera, Reinaldo Lourenço, Ellus, Animale

Pasteis X Technicolour
De um lado, o romance delicado dos tons pasteis. De outro, a vivacidade futurista das cores neon. Na temporada de verão 2013, as duas tendências caminharam juntas e devem ganhar rápido as ruas, além de abrir novas possibilidades para as produções nos dias mais quentes.
Visto em: Reinaldo Lourenço, Cavalera, Tufi Duek, Fernanda Yamamoto

O Rio de Janeiro da Osklen
Com uma das coleções mais fortes da temporada, Oskar Metsavaht conseguiu traduzir a essência surf da Osklen de uma maneira muito sofisticada e cheia de bossa, criando looks que nos fizeram desejar já os dias de verão.

A boa surpresa da Fórum
O retorno da Forum não poderia ter sido melhor. Vibrante, a grife mostrou que, do alto de seus 30 anos, ainda tem muita moda para queimar. Seu rico trabalho de texturas, alfaiataria acertada, styling impecável, além das ilustrações tropicais de Filipe Jardim e as macroestampas de paisagens urbanas foram os elementos certos para uma formula de sucesso. A moda agradece.

As rivas de Reinaldo Lourenço
Depois de um inverno intenso e monástico, Reinaldo Lourenço resgata todo o frescor do mediterrâneo, a bordo de uma lancha Riva, para apresentar looks com referências esportivas mescladas a um novo olhar sobre a alta costura nos anos 60, em uma coleção leve e muito chique.

A nova parka
Apesar da peça aparecer mais no inverno, não é de hoje que a parka faz sua aparição triunfante no verão. Nessa temporada, ela surge em tecidos leves, com transparências, coloridas, estampadas, em tamanhos diferentes e modelagem quase descontruida. Seja como for, a parka não pode ficar de fora do closet na próxima estação.
Visto em: Tufi Duek, Colcci, Têca, Cavalera, Juliana Jabour

Os acessórios
No próximo verão, os acessórios roubam a cena. As bolsas metalizadas voltam com tudo, enquanto colares, aneis, brincos e pulseiras em tamanho maxi, trazem poder e attitude às produções dos dias quentes.
Visto em: Ellus, Triton, Osklen, Gloria Coelho

Cabelo natural X Superlisos
Nos backstages, muitos cabeleireiros apostaram nas ondas naturais e recomendam que as mulheres parem de brigar com o clima e apostem na textura natural, acompanhada, é claro, de produtos finalizadores. Para quem não abre mão dos lidos, vale investir nos penteados comportados, que duram o dia todo e são perfeitos para um bad hair day.
Visto em: Paula Raia, Osklen, Neon,  Alexandre Herchcovitch, Têca, Reinaldo Lourenço, Gloria Coelho, Lino Villaventura,

Pele molhada
O combo hidratante iluminador + base superfluida + iluminador é a aposta de maquiadores como Ricardo dos Anjos e Fabiana Gomes, maquiadora sênior da M.A.C. A intenção é manter a pele iluminada nos dias quentes e desistir do visual opaco, que não combina em nada com o verão tropical.
Visto em: Alexandre Herchcovitch, Reinaldo Lourenço, Iódice, Ronaldo Fraga, Adriana Degreas