Nesta terça-feira (06.03) a Mattel anunciou que vai lançar a coleção Barbie Mulheres Inspiradoras, com intuito de empoderar e incentivar meninas a serem tudo que quiserem. A linha de bonecas traz conteúdo educacional para meninas, com informações sobre as contribuições de cada uma dessas mulheres para a sociedade.

No Dia Internacional da Mulher (8), a marca homenageará 17 mulheres que fizeram história ao redor do mundo e que servem de inspiração para a próxima geração. Entre as figuras icônicas, Barbie destaca 14 mulheres que serão presenteadas com uma boneca única e exclusiva, feita a sua semelhança, por meio do Barbie Shero Program. As três primeiras homenageadas são Frida Kahlo, Amelia Earhart e Katherine Johnson, e a boneca de Frida deve chegar ao Brasil ainda em março pelo valor de R$ 249.99.

Barbie Frida Kahlo - Foto: Divulgação
Barbie Frida Kahlo – Foto: Divulgação

Frida Kahlo – Artista Mexicana que ganhou reconhecimento por seu estilo e perspectiva única, tornando-se uma célebre artista ativista e símbolo de força.

 

Barbie Amelia Earhart  - Foto: Divulgação
Barbie Amelia Earhart – Foto: Divulgação

Amelia Earhart – Americana e primeira aviadora feminina que atravessou o Oceano Atlântico, desafiando corajosamente os protocolos da época e quebrando recordes mundiais na aviação.

 

Barbie Katherine Johnson - Foto: Divulgação
Barbie Katherine Johnson – Foto: Divulgação

Katherine Johnson –  Física, cientista espacial e matemática, atravessou barreiras de raça e gênero e se juntou a um grupo de mulheres contratadas pela NASA. Trabalhou com “computadores humanos” para calcular o trajeto do primeiro voo tripulado americano para o espaço.

Leia também: Para feministas de todas as idades 

 

Desde 2015 a marca já homenageou muitas mulheres, incluindo nomes como Ashley Graham, Misty Copeland, Ibtihaj Muhammad, Ava DuVernay e Eva Chen.

A iniciativa vem aliada à campanha #BarbieInspira, para convocar os fãs da boneca a usarem a hashtag como uma forma de homenagear mulheres inspiradoras.