Por Rodrigo Yaegashi e Silvana Holzmeister

UMA ONDA de renovação vem tomando conta das principais semanas de moda do mundo – e do Instagram – capitaneada por jovens estilistas interessados em desconstruir statements do vestuário. Foco no movimento do corpo, exercícios inusitados de modelagem, exuberância e discurso afiado sobre diversidade na passarela e nas araras impulsionam 14 marcas para ficar de olho em 2018.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

ATTICO | @THE_ATTICO QUEM FAZ: Gilda Ambrosio e Giorgia Tordini CIDADE: Milão ONDE ESTUDARAM: Istituto Marangoni e IED Design School, Milão COMEÇO: A marca foi lançada em fevereiro de 2016 DNA: A dupla adora propor novos olhares sobre o conceito de opulência MARCA REGISTRADA: Exercícios sobre modelagens clássicas de robe e quimono, propondo peças em cores, bordados e estampas exuberantes, para serem usadas dentro ou fora de quatro paredes QUEM USA: Gilda e Georgia são musas da própria marca e vestem garotas moderninhas, como a modelo Anna Cleveland ONDE COMPRAR: Está em mais de 140 lojas no mundo inteiro, como na multimarcas Zezé Duarte, em Belo Horizonte.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

ATLEIN | @ATLEINPARIS QUEM FAZ: Antonin Tron CIDADE: Paris ONDE ESTUDOU: Royal Academy of Fine Arts, Antuérpia COMEÇO: A marca foi criada como um espaço de pesquisa com espírito humanista. De cara, faturou o prêmio Primeira Coleção da ANDAM, a associação francesa para o desenvolvimento da moda, em 2016 DNA: Trabalho em moulage com foco no corpo: sua tensão, energia e movimento MARCA REGISTRADA: Os esportes inspiram peças urbanas feitas, principalmente, em jersey, inclusive uma versão mais estruturada desenvolvida pelo próprio estilista QUEM USA: A jovem e premiada atriz francesa Adèle Haenel ONDE COMPRAR: Neiman Marcus, Bergdorf Goodman, Net-a-Porter.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

HALPERN | @HALPERNSTUDIO QUEM FAZ: Michael Halpern CIDADE: Londres ONDE ESTUDOU: Parsons, Nova York, e Central Saint Martins, Londres COMEÇO: Seu primeiro desfile foi o do Verão 2018, na semana de moda de Londres. O estilista já passou pela Oscar de la Renta e J.Mendel e é consultor do Atelier Versace DNA: Pense no Studio 54, point do movimento disco, de onde vem inspiração para seus minivestidos, macacões e calças flare glamorosos MARCA REGISTRADA: Peças exuberantes, repletas de paetês QUEM USA: As atrizes Marion Cottilard e Diane Kruger, a modelo Adwoa Aboah e Amal Clooney ONDE COMPRAR: Browns, Bergdorf Goodman, The Webster e em e-commerces como Matchesfashion.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

MATTHEW ADAMS DOLEN @MATTHEWADAMSDOLAN
QUEM FAZ: Matthew Adams Dolen CIDADE: Nova York ONDE ESTUDOU: University of Technology, Sydney, e Parsons, Nova York COMEÇO: Verão 2016 foi sua primeira coleção e a estreia na passarela, com o Verão 2018 DNA: Cultura pop dos anos 1990 e referências constantes ao vestuário esportivo americano e à roupa de trabalho da metade do século 20 aparecem nas coleções do estilista MARCA REGISTRADA: Denim oversized e sportswear desconstruído QUEM USA: Rihanna e Lady Gaga são fãs da marca ONDE COMPRAR: Selfridges, Opening Ceremony e Moda Operandi.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

UNRAVEL @BENTAVERNITI_UNRAVELPROJECT QUEM FAZ: Ben Taverniti e Joyce Bonelli CIDADE: Los Angeles e Milão ONDE ESTUDARAM: Ben estudou na Esmod, em Paris, e Joyce é make-up artist e stylist de várias celebridades COMEÇO: O primeiro desfile, Inverno 2017, foi na semana de moda de Nova York, na sequência a dupla migrou para Paris DNA: Atmosfera dos anos 1990, sob o lema de que, para construir algo novo, primeiro é preciso destruir MARCA REGISTRADA: Streetwear de luxo, com destaque para peças como jaquetas bomber e hoodies de cashmere QUEM USA: Kendall Jenner, Gigi e Bella Hadid, Rihanna, Chanel Iman ONDE COMPRAR: Está em 32 países, em pontos como Barneys e Farfetch.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

VAQUERA | @VAQUERA.NYC QUEM FAZ: Patric DiCaprio, Bryan Taubensee, David Moses e Claire Sully CIDADE: Nova York ONDE ESTUDARAM: O coletivo vem de várias áreas, como fotografia e styling COMEÇO: Fundada em 2013, a marca fez o primeiro desfile com a coleção Inverno 2017, na semana de moda de Nova York DNA: O estilo é descrito pelo grupo como uma reação à falta de diversidade na moda contemporânea MARCA REGISTRADA: Silhuetas sem gênero, oversized e desconstruídas QUEM USA: Rapper sul-coreana Lee Chae-rin (LC), Kourtney Kardashian e Rita Ora ONDE COMPRAR: Opening Ceremony e e-commerce da marca.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

BEIRA | @BEIRA
QUEM FAZ: Lívia Cunha Campos CIDADE: Rio de Janeiro ONDE ESTUDOU: Cursou Desenho Industrial na Puc-Rio COMEÇO: A marca foi lançada no final de 2014 e levou a primeira coleção para a Europa no começo de 2015, onde a vendeu na loja Henrik Vibskov, em Copenhagen, e, depois, na Takashimaya, em Tóquio DNA: Monocromático, para vestir homens e mulheres MARCA REGISTRADA: Modelagem ampla, com atenção aos detalhes e tecidos QUEM USA: Genderless ONDE COMPRAR: Na Dona Coisa, no Rio. Em São Paulo, na Pair, Choix e Void. Também nos Estados Unidos, Itália, Dinamarca e Japão.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

IRRITA | @IRRITAOFICIAL
QUEM FAZ: Rita Comparato e Lia Camargo CIDADE: São Paulo ONDE ESTUDARAM: Rita estudou na Faculdade Santa Marcelina, onde se encontrou na modelagem. Lia fez Economia na FEA–USP e MBA em Kellogg – Northwestern University. COMEÇO: Nasceu do desejo de Rita revisitar e aprimorar modelagens bem-sucedidas que criou ao longo de sua carreira, na contramão de tendências de uma só estação DNA: Com shapes simples e elegantes, traz um conceito de peças atemporais MARCA REGISTRADA: A força das estampas com modelagens diferenciadas, que podem ser personalizadas QUEM USA: Já conquistou Camila Pitanga e Céu ONDE COMPRAR: Choix e Loja 77, ambas em São Paulo.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

ANOTHER PLACE @ANOTHERPLACEBRAND
QUEM FAZ: Rafael Nascimento e Caio Fortes CIDADE: São Paulo e Recife ONDE ESTUDARAM: Rafael é formado em Design Gráfico e Caio cursou Administração COMEÇO: Lançada em setembro de 2015, em fevereiro de 2017 fez o primeiro desfile na semana de moda de Nova York DNA: É uma marca street e livre de gênero, utilizam a mesma modelagem para homens e mulheres MARCA REGISTRADA: Macacão e underwear são os hits de venda QUEM USA: Anitta, Pabllo Vittar, Ludmilla, Camila Coutinho e Iza ONDE COMPRAR: No próprio e-commerce

Foto: Divulgação/Caio Ramalho
Foto: Divulgação/Caio Ramalho

NERIAGE | @NERIAGEBR
QUEM FAZ: Rafaella Caniello CIDADE: São Paulo ONDE ESTUDOU: Moda na Faculdade Santa Marcelina COMEÇO: Venceu o fórum final da faculdade, em 2016, com a primeira coleção e, logo em seguida, foi convidada para entrar na Casa de Criadores DNA: O propósito é unir moda e filosofia e trazer questionamentos além da roupa MARCA REGISTRADA: Cordas, plissados e modelagens amplas QUEM USA: Vanessa Rozan e Xenia França ONDE COMPRAR: No próprio site e na loja Choix, em São Paulo

materia-novas-marcas-14

BEN | @BEN_012345678910
QUEM FAZ: Leandro Benites CIDADE: São Paulo ONDE ESTUDOU: IED – Istituto Europeo di Design COMEÇO: Assinou o figurino de uma peça de teatro com 13 anos. Com 14, ganhou seu primeiro prêmio como figurinista. Desde então, trabalha na criação e confecção de figurinos de teatro e balé clássico. Passou por várias marcas até abrir a sua própria, em 2015 DNA: Minimalismo lúdico, urbano e futurista MARCA REGISTRADA: Peças versáteis, como a camiseta que também pode ser um vestido e a mochila que vira capa de chuva QUEM USA: Marilia Gabriela e Iza ONDE COMRAR: Pair, Hybrida, Cartel 011, todas em São Paulo, e pelo site da marca.