Chanel Haute Couture SS15 - Foto: Getty Images
Chanel Haute Couture SS15 – Foto: Getty Images

Por Luigi Torre

Karl Lagerfeld fez do Grand Palais uma grande estufa como cenário para o verão 2015 de alta-costura da Chanel. Mas não espere aqui clichês sobre o tema. Ok, florias, em bordados, rendas e estampas estavam lá, mas apenas como pano de fundo. Bem como os famosos terninhos de bouclé, as jaquetas de tweed e todo o repertório que o estilista prova incansável em suas infinitas interpretações e reedições. A novidade aqui está no corte (como vem acontecendo em quase todos os desfiles desta temporada de couture) e, principalmente, na atitude impressa nas novas silhuetas e proporções.

Não precisou de muito para que as combinações de saias mídi de corte reto e cintura baixa, combinadas a tops cropped e gorros ultra decorados causassem verdadeira comoção online via redes sociais. Memórias instantâneas dos looks grunge dos anos 1990 eram inevitáveis, ainda que numa versão super de luxo e, de alguma forma, não tão nostálgico, quanto atuais. Outros modelos apresentam maior volume, com saias godê ou camadas esvoaçantes de chiffon. As partes de cima também variavam, de jaquetas ajustadas ao corpo a simples blusas encurtadas. As cores também incitavam frescor jovem, como novas flores, cheias de vida e energia – dos adocicados tons pastel aos intensos rosas, verdades, amarelos e azuis.

Um dos pontos a favor da alta-costura, atualmente, é que, ao se destinar àquele 1% (ou 0,001%) mais rico do mundo, há pouca oscilação no número de vendas. Ou quase. Com a crescente concentração de renda e o boom econômico em diferentes regiões do mundo, fez com que couturiers se desdobrassem em atender toda uma nova clientela – sem, claro, desagradar os mais tradicionais. E sim, a economia mundial não nada as mil maravilhas, ainda assim, as dificuldades demoram um pouco mais para afetar (se afetam de alguma maneira) o topo da pirâmide. Dito isso, não fica tão difícil entender a ampla e poderosa oferta de Karl Largeld. Afinal, que atire a primeira pedra quem não sentiu desejo absolutamente nada nesta coleção.

Clique em nossa galeria para ver looks selecionados da passarela da grife, em desfile realizado nesta terça-feira (27.01), na temporada de Paris: