Dior, verão 2023 – Foto: Divulgação

Por Fabiane Lima

O bordado invade as semanas de moda internacionais e foi um dos highlights em Paris, mostrando que não sai de cena e brilha cada vez mais nas passarelas pelo mundo. O time da Bazaar elegeu, ao lado da designer Natália Rios, os destaques da vez.

Nesta edição prêt-à-porter, o bordado com paetês foi o grande protagonista. Paetês em sequência, vermicelli de paetês, paetês salpicados e flores de paetês compuseram um festival de brilho e sofisticação em diferentes tipos de roupas e acessórios. As modelos foram vestidas da cabeça aos pés com paetês que remetem, muitas vezes, à exuberância da moda dos anos 1920.

Valentino

Valentino, verão 2023 – Foto: Divulgação

Após o inverno monocromático, Pierpaolo Piccioli intercala brilhos e pontos de cor para o verão 2023. Nesta coleção, a Valentino usou e abusou do bordado em capas, calças, saias e botas, trazendo cores vibrantes e apresentando ao público uma verdadeira extravagância com paetês.

Dior

Dior, verão 2023 – Foto: Divulgação

Maria Grazia Chiuri visitou os arquivos da maison e trouxe a estampa mapa de Paris, dos anos 50, além de apostar nos bordados. “Na passarela da Dior, podemos notar o uso da pintura de agulha – uma das técnicas mais sofisticadas de bordado – com fio de seda em algumas peças. Além disso, também foi possível ver bordados em diferentes superfícies e tecidos como: tafetá, malhas de tricô, telas e ráfia, e até sapatos bordados. Todos produzidos pelo atelier francês Vermont e o indiano Chanakya”, comenta Natália Rios, designer brasileira formada pela École Lesage.

Chanel

Chanel, verão 2023 – Foto: Divulgação

Por fim, a Chanel, cujo os bordados são criados pelo tradicional ateliê Lesage e Montex, desfilou entre suas peças alguns bordados em xadrez e com plumas – um dos materiais favoritos de Natália Rios. “Quando falamos em bordado, a grife francesa segue sendo uma referência no métier e um símbolo de elegância nas ruas…À bientôt!” finaliza a designer.