Sapatos Mary Jane - Foto: reprodução
Sapatos Mary Jane – Foto: reprodução

Por Carol De Barba

Reparou nas botas de cano médio e os sapatos Mary Jane (aqueles sapatos estilo boneca) dos desfiles internacionais? Eles são as grandes apostas do WGSN Brasil como calçados must have para o inverno 2016.

O escritório, especialista em previsões de moda e consumo, aponta quatro grandes caminhos para os acessórios na próxima temporada de frio. Entenda as propostas e o que elas prometem para os seus pés:

Futurismo retrô
Nos pés: bota de cano médio e sapato Mary Jane (sapato boneca).
Usada já no verão, essa tendência busca inspiração no que se imaginava que seria o futuro nos anos 1960 e 1970, aquele clima do desenho animado Jetsons, lembra? Os tons pastel e o prata metálico são as cores fortes da trend. A textura envernizada e os saltos grossos em materiais sintéticos (nada natural aqui!) são elementos-chave.

Construção sob medida
Nos pés: bota de cano médio e mule.
É o tema mais minimalista e andrógino da estação. Tem materiais mais limpos e estruturados, como o couro polido. Cores quase neutras: cinza, vermelho cereja preta e marrom conhaque são os destaques da cartela. A atmosfera contemporânea é criada por meio dos saltos pesados ou de estampas geométricas.

Retrô futurista - Foto: reprodução
Futurismo retrô – Foto: reprodução

Romance sombrio
Nos pés: bota de cano médio, botas corsetadas (com amarrações) e mules tipo pantufa.
De acordo com Mariana Santiloni, que faz parte do atendimento do WGSN, essa é a trend mais nova. “Ela tem uma opulência que não se via há tempos”, comenta. Esse exagero um tanto barroco, um tanto vitoriano, seria um reflexo da perspectiva otimista da Europa diante da crise. A cartela de cores é a mais rica, com tons inspirados em pedras preciosas: verde esmeralda, vermelho rubi, azul índigo e laranja queimado são os principais. Tudo vem cheio de detalhes: brocados, veludos, tecidos tipo tapeçaria ou papel de parede, aplicações e pedrarias.

Toque urbano
Nos pés: bota até o joelho, coturnos, creepers e botas chelsea.
Essa é a trend que promete roubar o status do mood esportivo. Ela também é mais minimalista, mas tem uma pegada super 1990’s, com um perfume grunge. O preto e o branco são as cores dominantes, com toques de vermelho e amarelo. É a trend mais jovem, e também a com mais variedade de estampas: xadrez, animal print colorido e listras diagonais.