Busca Home Bazaar Brasil

Burberry elimina uso de pele animal em suas coleções

Grife britânica toma posição e adere de vez a fake fur

by Carol Hungria
Cara Delevigne usa casaco de pele fake na passarela da Burberry - Foto: Getty Images

Cara Delevigne usa casaco de pele fake na passarela da Burberry – Foto: Getty Images

A Burberry anuncia, nesta quinta-feira (06.09), que vai parar de usar pele de animais nas suas coleções, aderindo a fake fur a partir da linha apresentada no final de setembro, durante a semana de moda de Londres, a primeira sob direção criativa do estilista italiano Riccardo Tisci.

Já entraram na mesma onda grandes grifes como Versace, Giorgio Armani, Gucci e Givenchy.

A label decreta ainda que deixará de destruir produtos que ficaram em estoque, aumentando o trabalho de “reuso, reparação e reciclagem” das roupas e acessórios que não foram vendidos.

Em julho deste ano, a Burberry causou revolta e abriu uma crise junto aos seus consumidores ao anunciar, para investidores, que havia queimado 12,9 milhões de quilos e roupas, acessórios e cosméticos, totalizando US$ 37 milhões (cerca de R$ 153 milhões), para “manter o valor da marca”, alegando que as peças poderiam entrar no mercado dos ilegais.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Segundo levantamento feito pela ONG People for the Ethical Treatment of Animals (PETA), 95% das das marcas do Reino Unido não usam mais pele em suas criações – incluindo no time as mais tradicionais, como Mulberry, que no passado reuniam ativistas para a porta de seus desfiles.

Para diferenciar uma pele de mentirinha de uma legítima, só mesmo com a prova de fogo: em contato com a chama, os pelos animais se queimam. As fibras sintéticas derretem. O momento pede uma reflexão sobre o uso de peles verdadeiras. Consciência limpa!

Leia mais:
Peles falsas ganham força nas grifes mais clássica
“Downton Abbey” está de volta: relembre o estilo superelegante de Lady Mary Crawley
Cinco lições de estilo que aprendemos com Diane Kruger
Blusa usada por Audrey Hepburn em “My Fair Lady” vai a leilão
Rihanna usa look dourado polêmico em Londres