Incêndio, incêndio! Não fosse pelo frio de inverno em Paris, os convidados no desfile da Hermès teriam quase sentido o calor da paleta de cores quentes e terrosas apresentada na passarela pela diretora criativa Nadège Vanhee-Cybulski. E ainda que a escolha não seja completamente inesperada (a cor da maison francesa é o laranja, afinal), o mood da apresentação na semana de moda parisiense se destacou entre tantas outras que apostaram no chic invernal clássico, com tons neutros e escuros. A raiz das inspirações nessa temporada estão nos cabelos femininos.
Ao fim do desfile, ela mesma apareceu com seu novo corte de cabelo, botas vermelhas e um casaco longo de couro, dando para os espectadores um último vislumbre de seu momento criativo. Durante a apresentação, foram 68 looks – em sua maioria monocromáticos, como é costume na Hermès – que reuniram todos os atributos que são favoritos entre suas clientes: a mistura de materiais de qualidade, as brincadeiras elegantes com texturas, os cortes precisos de alfaiataria e os toques visuais inesperados (mas muito bem-vindos), como os tricôs trançados de formas despojadas.
Fugindo da obviedade de shows extravagantes, onde a atenção às roupas se confunde com o cenário e espetáculo excêntricos, Cybulski fez uma ode às roupas e acessórios. À primeira vista, são designs conservadores, “clássicos demais” para fashionistas mais ousados, mas chegam com espíritos modernos que convidam a escapar do status quo. Uma bolsa Birkin, por exemplo, surgiu com propostas despretensiosas, marcadas pela alça longa que permite usar a it-bag menos como um item ‘lady like’ e mais como um acessório despojado e cotidiano. Essa é a alma da temporada na Hermès: ressignificar o casual, deixando cada detalhe da vida mais luxuoso.
Veja os 10 looks que amamos da coleção de inverno 2023: