Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Por Renata Gualdi

Bazaar entrevista a designer de joias Caroline Bassi A. Venzon, à frente da marca Carol Bassi Jewelry, que acaba de lançar a coleção sustentável “Nature”, desenvolvida com reaproveitamento de pedras preciosas do seu ateliê e reuso do ouro.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Para tornar a coleção com ainda mais propósito, a marca se uniu a BrazilFoundation – fundação que mobiliza recursos para ações que transformam o Brasil -, e vai reverter 10% das vendas para o Instituto de Permacultura Ecovida São Miguel, de Minas Gerais.

Representado pela BrazilFoundation, o Instituto atua para recuperar e conservar os ecossistemas a partir de mutirões e cursos, promovendo a agricultura sintrópica, ecodesign, permacultura social, agroecologia e economia solidária.

A Carol Bassi Jewelry é conhecida por suas joias que misturam o clássico com o moderno, em peças de design único, e apostou para essa coleção no ouro branco 18k, em brincos, colares e anéis, com esmeraldas, água marinha, tanzanita, quartzo rosa e apatita, misturadas aos diamantes, que se destacam pelo design moderno com toque clássico.

Porque você teve a ideia de reaproveitar materiais para criar essa nova coleção?
Estou cada vez mais conectada com questões que envolve uma maior consciência ambiental, por isso sempre trago este propósito para as minhas criações e coleções. Para a coleção Nature, tive a ideia de reaproveitar materiais do ateliê e reutilizar o ouro, o que dá o tom sustentável para essa coleção.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Qual o seu maior objetivo com essa coleção que visa levar uma maior consciência socioambiental?
Poder unir a marca Carol Bassi Jewelry a projetos e instituições que visam ajudar o meio ambiente e a sociedade, para assim poder colaborar cada vez mais com um mundo melhor, com mais propósito. Estamos esgotando os recursos do nosso planeta, por isso precisamos cada vez mais estar atentos e alertas a essas questões.

Porque se uniu a BrazilFoundation?
É a segunda vez que faço parceria com a BrazilFoundation, pois acho que é uma instituição alinhada aos propósitos da marca Carol Bassi Jewelry que nos dá a oportunidade de poder ajudar de alguma maneira. A marca vai reverter 10% das vendas da coleção Nature para o Instituto de Permacultura Ecovida São Miguel, de Minas Gerais. Representado pela BrazilFoundation, o Instituto atua para recuperar e conservar os ecossistemas a partir de mutirões e cursos, promovendo a agricultura sintrópica, ecodesign, permacultura social, agroecologia e economia solidária.

Quais suas práticas de consciência ambiental no dia a dia?
Procuro usar menos carro possível e uso bastante bicicleta como meio de transporte. Consumo consciente, tudo que compro procuro usar até o fim ou aproveito muitas vezes produtos de segunda mão.

Quais os planos para a marca ao longo de 2019?
Lançar coleções que tenham um propósito e façam sentido na vida das pessoas. Por sempre estar conectada com estes temas, nossas joias vão além de ser um acessório, mas vejo que funcionam como algo afetivo na vida delas, para toda a vida, como um amuleto pessoal e de proteção mesmo. Fico muito feliz com este resultado.

Leia mais:
Oscar: nove vestidos vermelhos que fizeram história no prêmio
Francesca Amfitheatrof investe em grife própria de joias
Cinco tendências de bolsas para 2019