Nesta terça-feira (24.11), aconteceu o segundo dia da 47ª edição da Casa de Criadores que, pela primeira vez, acontece de maneira 100% digital. Através de vídeos e fotos, marcas dividiram o line-up com mesas de discussão sobre moda e encantaram pela renovação da moda como arte.

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Veja abaixo um resumo sobre o segundo dia do evento:

Rafael Caetano

Em sua nova coleção, chama “Ataxaria”, o estilista Rafael Caetano fala sobre o estado de espírito que leva o mesmo nome e que foi criado pela filosofia helenística, que busca a tranquilidade de alma em toda sua amplitude. No vídeo de apresentação, modelos buscam o contato consigo mesmo. As máscaras já fazem parte da normalidade, gravadas na pele, e a trilha sonora fala sobre a necessidade de respirar.

Entre as peças apresentadas, o estilista trabalha com jacquard, moletom de algodão, malha de poliamida e tafetá, em um jogo que vai desde visuais mais vestidos a peças mais desnudas. Um vídeo que filosofa sobre o momento atual e as consequências do futuro.

Estúdio Traça

Durante um passeio surreal, Fe Paes Leme se depara com ela mesmo caminhando pelas ruas usando diversos looks da nova coleção da Estúdio Traça. A coleção fala sobre excessos – de trabalho, necessidade de consumo, presença virtual – e como isso faz com que esquecemos de nós, além de uma busca e uma necessidade de se reconectar e cuidar de si.

A questão do excesso fica evidente nas roupas, todas com silhuetas modernas – como os ombros angulosos da tendência que iniciou com o muscle tee e pode ser vistas em vestidos e peças mais amplas. Babados, shapes arredondados e fluidez no movimento chamam a atenção ao longo do vídeo, mas o maior destaque vai para as peças em jeans.

Kel Ferey

A nova coleção de Kel Ferey, chamada “Falésias 2021”, foram os problemas ecológicos e ambientais que enfrentamos atualmente, principalmente o desmatamento da Amazônia e o genocídio indígenas. O local onde a estilista buscou se basear fica muito óbvio em seu fashion film, em que os modelos se reconectam com a natureza.

As peças, em sua maioria em tons claros, ganham bordados e aplicações em flores. Franjas e babados também são acrescentadas às peças, A marca cria uma sobreposição delicada com uma alfaiataria leve, criando um hi-lo entre o casual e o elegante.

Santista Jeanswear

A Santista Jeanswear, fabricantes de denim brasileira, convidou 15 estilistas para criar conceitos diferentes com seus materiais, apresentados em um mesmo vídeo. Entre as marcas, pudemos ver peças criadas por Bispo dos Anjos, Dendezeiro, diegogama, Estúdio Traça, Felipe Fanaia, Heloisa Faria, Igor Dadona, Jal Vieira, Jorge Feitosa, Martins, Mateus Cardoso, NotEqual, Renata Buzzo, Rocio Canvas e Weider Silveiro.

Com styling de Dudu Bertholoni e direção de arte do Estúdio Clava, a produção mescla váriados shapes e estilos, criados com tecidos que vão desde dos stretch aos feitos 100% em algodão. A experiência é muito interessante para ver como as marcas brasileiras têm se diferenciado na produção de moda, provando que há peças para todos os gostos, corpos e estilos por aqui mesmo.

NotEqual

Como contamos na Bazaar de novembro, as peças da NotEqual apresentadas na Casa de Criadores foram criadas a partir de uma experimento de Fábio Costa. Ao enxergar rostos e formatos em 3D em tecidos, o estilista foi delicadamente alinhavando as formas que resultaram nas máscaras e peças do vídeo. Um verdadeiro folclore baseado em expressões do tecido com formato e matéria de linguagem experimental criativa.

O vídeo é intenso e impactante, remetendo a um equilíbrio entre paradoxos. Apesar de levantar questionamentos sobre o que apresenta, a conclusão é uma só: moda é arte.

Jorge Feitosa

A partir desta temporada, o estilista troca o nome “coleção” por “ajuntamento”. Sendo assim, o ajuntamento apresentado na Casa de Criadores se chama “Curtíssimo” e fala sobre a imagem que criamos sobre o que é o lar, a morada e a casa. O resultado da visitação de sua própria trajetória entre lares, casas e moradas não são apenas as peças com estampas arquitetônicas, mas também um lindo trabalho feito em papel e apresentado no vídeo.