
Por Rodrigo Yaegashi e Marcela Palhão
Quem viveu, viveu. Quem não viveu, a Chanel apresenta! Sim, as disputadas salas de desfile da década de 1980, a atitude contagiante do andar das modelos, a linha de fotógrafos na passarela: era assim que o mundo fashion era impactado pelos designers – a gen Z nem sonharia com tamanho alvoroço.
Pela primeira vez em décadas, o show aconteceu no Grand Palais Éphémère, sala de exposições temporárias recém-inaugurada, projetada pelo arquiteto Jean-Michel Wilmotte. Glamour inspira Virginie Viard nesta temporada da retomada. O otimismo no uso e abuso de soluções sexy inspiradas no futurismo 60’s, na liberdade 70’s, no rock 80’s e nas supermodels 90’s estão condensados nos desejáveis 71 looks.
Como não amar as transparências ora prateadas, ora fluidas e com franjas, combinadas aos clássicos tweeds da maison? Jumpsuits, beachwear, alfaiataria e tricôs em cartela de cores que vai do clássico black & white até uma profusão de cores. As bijoux em resina e cristais ganham arremate do famoso logo, que aliás está por toda parte.
Afinal, é uma grande celebração da moda, e a Chanel é uma de suas maiores party girls e tem propriedade para esse grande flashback! Veja dez coisas que amamos da coleção:
O swimwear

O desfile de verão 2022 da Chanel foi aberto por uma série de peças de swimwear, incluindo biquínis, maiôs, saias que lembram redes e acessórios de correntes, como colares e cintos.
O tweed brilhante

Com aplicações de paetê colorido, o tweed – clássico da grife – ganha novos ares, mais festivos e joviais.
A desconstrução

Na mesma coleção, o material aparece de forma desconstruída. Quadrados de tweed com diferentes padrões são unidos para criar vestidos e jardineiras. O efeito é uma linda trama, que encanta logo a primeira vista.
As listras

Pequenas e coloridas listras estampam vestidos e macacões. Quando olhadas com mais atenção, é possível ver que cada traço conta com o nome da grife – imitando as pulseiras coloridas usadas pelas modelos.
O crochê

Peças ganham aplicações de crochê, com pontos feitos com linhas multicoloridas.
O tricô

A Bazaar ama o conjunto de cardigã e vestido feitos em tricô. Os pontos grandes e a linha grossa dão textura e caimento incríveis às peças.
Os casacos

A Chanel apresenta casacos oversized, com características que deixam a peça entre um blazer e um quimono.
As cores

Conjuntos de tweed rosa, amarelo e lilás colorem a coleção.
O logo p&b

Reforçando as características vintage da coleção, o logo p&b é um dos must have do verão 2022 da Chanel.
As borboletas

Estampas de asas e borboletas e, até mesmo, aplicações de pequenas e leves versões do animal encerram o desfile da Chanel.