Cara Delevingne e Karl Lagerfeld - Foto: Divulgação
Cara Delevingne e Karl Lagerfeld – Foto: Divulgação

Por Paula Jacob

Aconteceu hoje (02.12) o clássico desfile da Métiers d’Art da Chanel. Dessa vez Karl Lagerfeld, diretor criativo da marca, escolheu o Schloss Leopoldskron, um castelo charmoso localizado no sul de Salzburg, na Áustria. Perfeito para receber tal apresentação, Salzburg por si só já é um conto de fadas, com suas preciosidades e arquitetura barroca, foi o pano de fundo ideal para uma coleção que passeou no imaginário bucólico dos contos alemães.

Entre os 86 looks, alguns inclusive masculinos e kids, a maison francesa trouxe os desejados tweeds combinados com calças e saias de cashmere, casacos curtos estruturados e sobretudos emoldurados com brocados que remetem à cultura barroca européia. Calças, saias e shorts apresentam uma cintura levemente alta, e são combinados com botas de cano médio, longo, over the knee, além de mocassins com meias coloridas 5/8. Fora os tamancos com bico arredondado e tira no calcanhar, que enaltecem a cultura local.

As golas altas com babados acompanham camisas off-white delicadas, que muitas vezes são sobrepostas com casacos e/ou maxi colares poderosissímos. Nas mãos, as bolsas seguem o mood romântico, em tamanhos reduzidos e carregadas pelas alças, como cestinhas de luxo. Além é claro das luvas, feitas de couro, cashmere ou como extensão das mangas transparentes, elas completam o look de forma feminina sem perder o quê contemporâneo que Karl adora implementar nas coleções. Os disputados chapéus, da Maison Michel, fazem a cabeça de algumas modelos em diversas opções de tamanhos, e alguns ainda contam com penas alongadas.

Referências às vestimentas da região da Bavária não faltam. Vestidos sobrepostos com camisas bufantes, os próprios tamancos, as delicadas flores costuradas nas golas dos casacos, barras dos vestidos, meias e até nos sapatos, brincam com a imagem romântica das culturas austríaca e alemã.

Fechando duplamente com chave de ouro, Kendall Jenner seguida de Cara Delevingne, a Chanel se consagra em mais uma temporada.