
Luxo, glamour, riqueza, a essência da moda… neste sábado (13.10), o criador da alta-costura, Charles Frederick Worth nascia no ano de 1825. O inglês foi o primeiro costureiro a impor sua visão de moda. Ele foi pioneiro em criar uma etiqueta com seu nome, e a dizer para seu público riquíssimo o que eles deveriam ou não usar.
A partir deste movimento nasceram inúmeras casas de alta-costura. Mas, para isso, alguma regras foram impostas: a casa deveria se situar no triângulo de ouro, região entre as avenidas mais famosas de Paris: El Champs-Élysées, George-V e Avenue Montaigne. Além disso, as peças devem ser produzidas no mesmo triângulo, com materiais de primeira qualidade e feitas 100% à mão. Outras inúmeros itens são requisitados para se tornar um nome da alta-costura.
Ao longo dos anos, o número de maisons que faziam parte da alta-costura caiu para apenas 13 nomes. As labels que desfilam atualmente na Haute Couture parisiense são membros permanentes, convidados ou temporários. Veja a seguir oito casas famosas:
Stéphane Rolland

Martin Margiela

Yves Saint Laurent

Giambattista Valli

Givenchy

Jean Paul Gaultier

Chanel

Christian Dior

Leia mais:
Nove ideias de vestidos de noiva do verão de Giambattista Valli
Passarela: os 10 cenários mais incríveis da temporada internacional
10 coisas que amamos do verão 2019 da Givenchy
10 coisas que amamos do verão 2019 da Chanel