Musa inegável, Lady Di marcou uma geração com as transformações que levou para a imagem da família real. Inserida em um dos contextos mais polêmicos, vítima de uma traição e de silenciamento, a princesa Diana deu a volta por cima ao se tornar um exemplo de bondade e empatia – além de um ícone fashion.
Nesta segunda-feira (01.07), data em que a mãe de William e Harry completaria 63 anos, separamos cinco lições de moda que, mesmo após quase 27 anos de sua morte, continuam inspirando uma legião de fashionistas. Veja abaixo:
Repetir roupa é chique
Ao contrário do que se espera de personalidades que têm acesso às principais roupas, Lady Di não era inimiga de repetir uma peça que lhe conquistava. A lista de exemplos é longa, mas o que mais se destaca é o fato de que ela achava novos usos para cada um dos modelos, transformando um colar em uma headband ou um vestido em saia.
Fale por meio das roupas
Poucos momentos que relacionam moda e celebridades são tão icônicos quanto o famoso “revenge dress”. O momento icônico aconteceu em 1994, quando, enquanto seu divóricio ainda ocorria em silêncio, o agora Rei Charles III assumiu sua infidelidade em um programa de televisão. Para mandar o seu recado, a então Princesa de Gales escolheu falar por meio das roupas, ao invés das palavras, ao usar um vestido da designer Christina Stambolian que quebrava diversos códigos protocolos reais, incluindo a preferência em usar preto apenas em ocasiões fúnebres, além do decote e comprimento curto. Não precisava falar mais nada.
Renda-se ao tenniscore
Em ano de Olimpíadas, as tendências relacionadas aos esportes ganham cada vez mais força e, entre elas, o chamado tenniscore. Quase três décadas atrás, Lady Di já era adepta ao visual, ao escolher suéteres, saias plissadas e, até mesmo, raquetes para montar seus looks.
Peças casuais tem o seu valor
Em seus momentos descontraídos, principalmente quando era vista andando nas ruas de Londres, a princesa Diana sempre foi referência do quanto as peças casuais podem criar looks incríveis. De shorts leggings a clássicas calças jeans, seu guarda-roupa equilibrava peças-chaves e itens de alta-costura.
Um bom acessório muda qualquer visual
Um dos looks mais icônicos usados por Lady Di foi seu look no Met Gala, em 1996. Para ocasião – uma baile de gala conhecido por sua extravagância –, ela optou por um slip dress, um vestido simples que remete a camisola, mas os acessórios ajudam a mudar o visual. Além de carregar uma Lady Dior – bolsa renomeada em sua homenagem –, Diana também usou um conjunto de brincos e colar de pérolas com safiras, dados pela rainha Elizabeth como presente de seu casamento com o príncipe Charles.