
Diesel, inverno 2024 – Foto: Divulgação/Camera Nazionale della Moda Italiana
Nesta segunda-feira (26.02), chegou ao fim a temporada de inverno 2024 da semana de moda de Milão. Ao longo dos seis dias de desfile presentes no lineup da MFW, tendências foram anunciadas por marca estreantes e tradicionais no cenário mundial. Pudermos ver a ascensão definitiva dos elementos felpudos e uma revisitação aos anos 1990.
Por isso, listamos cinco das tendências versáteis, que ditaram o que está em alta na próxima temporada e farão sucesso em todos os guarda-roupas:
Casacos, bolsas e até sapatos podem ser felpudos
Com a ascensão do pacto entre as marcas em utilizar peles falsas – ou faux fur – em suas coleções, peças peludas voltaram a estar em alta de formas totalmente inovadoras e longe de qualquer crueldade animal. Apesar dos tradicionais casacos terem dominado as passarelas da MFW, foi possível identificar essa tendência fluffy também nos sapatos, moletons e acessórios.
Luvas, sim. Luvas, sempre
Os acessórios totalmente úteis em temperaturas superbaixas é um verdadeiro sinônimo de sofisticação. Para esta temporada, apesar de sua funcionalidade, se tornou um elemento que pode – e deve – ser visto com um olhar totalmente moderno e fashionista.
Alfaiataria não-tradicional
Como de costume, a alfaiataria teve seu momento de protagonismo ao longo desta temporada – mas se engana quem pensa que apenas o tradicional terninho tem espaço. Ao longo da semana, vimos diferentes formas e propostas em que a alfaiataria pode ser usada, como na adição de caudas, na transformação em vestidos e nas golas orientais.
Que tal um lenço?
Assim como na London Fashion Week, a aemana de moda de Milão foi marcada pela forte presença dos lenços na composição de looks em diferentes funcionalidades. O elemento tradicional promete ser uma grande aposta para tornar produções mais elegantes e interessantes de um modo versátil. Nas cabeças, ao redor do pescoço ou amarrada nos braços, há opções para diferentes gostos.
Vermelho e mais vermelho
Ao mesmo tempo que esta temporada foi marcado pela variação da cartela em tons neutros, especialmente o bege, uma cor vibrante roubou a cena tanto quanto: o vermelho! Com variações de tonalidade, o vermelho vivo surgiu por várias vezes, em diferentes desfiles pela capital da moda.