Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

A Pantone anunciou no começo de dezembro de 2019 a cor do ano 2020: a Classic Blue, que indica confiança e confiabilidade. É um tom encontrado na natureza. “É isso que tem o efeito mais profundo em nossa psique. De uma perspectiva internacional, pessoas de todo o mundo têm o mesmo tipo de reação ao tom, com base nos testes que fizemos em outros países. Aquele azul escuro da meia-noite fala do dia que termina, um tempo para procurar refúgio, para procurar silêncio. Essa é uma das principais razões pelas quais as pessoas atribuem esse sentimento de estabilidade e constância à cor. Todos os dias temos um ciclo de 24 horas. Sabemos que ficará mais claro de manhã e, gradualmente, levando ao escurecer à noite”, declara Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

A influência psicológica da cor no cotidiano das pessoas é inegável, de acordo com Leatrice. A sinestesia – processo em que um dos cinco sentidos pode desencadear involuntariamente uma reação em outro dos sentidos – é essencial para a cor. “Algumas pessoas chamam isso de uma condição para poder provar algo e ver uma cor surgir em sua cabeça. Eu não. Eu acho que é uma coisa incrível de se ter. Houve muito mais atenção à sinestesia no último ano”, diz Leatrice. “Alguns antropólogos sociais dizem que é necessário para a sobrevivência.”

Provas da força do Classic Blue podem ser encontrados cada vez mais nas indústrias automotiva e digital, que estão desenvolvendo mais produtos nesse tom, conta a expert. Mesmo do ponto de vista do bem-estar, os cientistas que lidam com alimentos incentivam os consumidores a comer mais mirtilos e outros alimentos de cor azul, por conta dos benefícios das antocianinas, que são um tipo de flavonóide com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.

No tapete vermelho, o tom já está bombando – como prova o Critic’s Choice Awards, realizado na noite de domingo (12.01), em Santa Mônica, na Califórnia. De terninho bem cortado da grife Gabriela Hear, a apresentadora Aimee Carrero (na foto acima) arrasa na ocasião.

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Mulher empoderada, Niecy Nash arrasa com seu vestido Zerina Akers, que mistura o Classic Blue com toques de verde.

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Emily Hampshire se joga nos tules e nas transparências com o look da J.Mendel.

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Justina Machado não economiza nas fendas neste look Masai em Classic Blue. Gata!

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

A apresentadora Carrie Keagan aposta na clássica silhueta sereia, com o vestido da grife especializada em vestidos de noiva e madrinhas Winni Couture.

Leia mais:
10 looks que amamos do Critic’s Choice Awards
Classic Blue: cor de 2020 é especial para signos de Terra
Classic Blue: como a cor eleita pela Pantone já aparece no street style e nos red carpets