
Fotos: Divulgação
O que vem à sua mente quando pensa em moda carioca? Escapismo, certamente, está entre essas imagens. Do desejo de fugir para um lugar idílico, nasce a Coqueiro, coletivo de marcas independentes cariocas que têm no processo manual e no espírito jovem e autoral os seus principais valores. Criada no verão pré-pandêmico de 2019, a primeira edição da pop up no Rio Design Leblon contou com as labels Perigo (de Leo Muqui e Pedro Igor Alcântara) e Julia Gastin, além de Maxime, Argalji, Isabela Capeto.
Naquela ocasião, as cariocas convidaram as paulistanas Vanda Jacintho e Botti para fazer parte. Agora, a despretensão cool do Rio desembarca em São Paulo, mais precisamente em uma pop-up no Iguatemi, que fica por lá até dezembro. A segunda edição do projeto traz na mala coleções resort e peças artesanais feitas com calma, que transportam para um destino de sonhos. As marcas Perigo, Julia Gastin e Marcela B funcionam como “cicerones”, recebendo outras marcas convidadas, como Mapa e Parioca.
Com peças cheias de brasilidade, a Coqueiro mistura moda, acessórios e sapatos feitos com materiais nobres e naturais como linho, palha e conchas. Coleções e peças artesanais feitas em pequena escala estão entre as opções da novidade. “Somos uma junção de marcas independentes e autorais cariocas, que se reconhecem na forma de fazer e no lifestyle, principalmente”, diz Pedro Igor Alcântara, da Perigo. “A ideia é reunir em um único lugar produtos que remetam ao escapismo, às férias, que permitam nos enxergar fora da cidade, em um lugar de lazer e de conexão com a natureza e com o verão”, resume.