Foto: divulgação
Foto: divulgação

Nessa terça-feira (10.08), a seleção americana de ginástica artística conquistou a medalha de ouro na modalidade em equipe. E, no pódio, foi impossível não presar atenção nos collants usados pelas meninas. Desenvolvidos por Kelly McKeown, que assina as peças há mais de 20 anos, os modelos contam com cinco mil cristais Swarovski e as cores da bandeira americana. “Geralmente os uniformes costumam ser patrióticos. No passado, brincamos um pouco com as cores da moda, mas optamos pelos clássicos devido ao sucesso com a torcida”, revelou a designer ao site Fashionista.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Uma das maiores preocupações das roupas de sportwear é a performance, e, no caso das ginastas, o caimento perfeito é fundamental. “As garotas costumam ter os ombros largos e braços fortes, para mantê-las confortáveis temos que compensar na estrutura para que elas possam se movimentar. Pensar na engenharia da vestimenta é parte essencial da criação”, conta. “Além disso, são garotas com no máximo 21 anos que estarão no centro dos holofotes, com câmeras filmando cada parte de seus corpos. Temos que fazê-las se sentirem bem e tentar evitar ao máximo acidentes”. adiciona.

Nesses 20 anos de profissão, Kelly pode constatar todas as atualizações que a indústria passou. “Além da tecnologia têxtil, hoje temos uma imensa gama de acabamentos. Efeitos holográficos, espelhados, estamparia e adornos são tão importantes quanto a usabilidade em si.”

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Extramente visual, a ginástica artística atrai os olhares atentos dos espectadores ao redor do mundo. Para que tudo seja perfeito, McKeown revela que leva conta até mesmo a cor do solo na hora de criar os uniformes. “A cor do piso é a primeira coisa que precisamos saber. Por este motivo, amamos vestir as garotas de vermelho e púrpura: elas ficam glamourosas e contrastam com os tons de azul do tatame regular”, diz. “No Rio, o chão é creme e verde. É a primeira vez na história do esporte que optam por essa combinação, o que nos possibilita usar o azul novamente”. completa.

Leia mais: Veja 14 atletas que desembarcam no Rio para os jogos olímpicos e merece sua atenção
Olimpíadas: 11 citações inspiradoras de mulheres esportistas