Bella Hadid usa a cintura baixa da forma mais tradicional: com calça jeans – Foto: Reprodução/Instagram/@bellahadid

A calça de cintura baixa é uma das tendências mais polêmicas da moda. A peça foi febre nos anos 2000, muito usada por grandes nomes da música, atrizes e fazendo parte do figurino de várias produções cinematográficas, se tornando um dos principais símbolos de estilo da época.

Com o retorno dos estilos dos anos 1990 e 2000, não é de se surpreender que a calça de cintura baixa esteja aparecendo em looks recentes de celens e fashionistas.

Bruna Marquezine aposta no moletom de cintura baixa, com a calcinha tipo boxer à mostra – Foto: Reprodução/Instagram/@brunamarquezine

A versão de cintura baixa ganhou notoriedade pela posição do cós, que é localizado mais abaixo da cintura do que o de modelos convencionais, alguns dedos abaixo do umbigo, e deixando grande parte da barriga exposta.

Bella Hadid, Anitta, Hailey Bieber, Bruna Marquezine e Dua Lipa já foram fotografadas usando o modelo, combinando a peça com top croppeds, regatas de tecido fino e até blusas de tule, garantindo uma composição cheia de personalidade e com muita pele à mostra.

Dua Lipa vai de alfaiataria, com body de asa delta usado por baixo da calça – Foto: Reprodução/Instagram/@dualipa

Apesar da modelagem diferente e com um estilo superdespojado, é possível introduzir essa tendência no dia a dia de maneira equilibrada e estilosa, evitando cair nos estereótipos considerados “cafonas” quando a questão é um look incluindo esse tipo de peça.

A dica principal é escolher uma calça de cintura baixa na medida, evitando optar pelas versões da cintura extremamente baixa, que podem não ser o modelo mais adequado para a maioria das ocasiões.

A dica principal é escolher uma peça bem ajustada, que fique firme ao quadril, mas seja confortável. As melhores opções são aquelas com o comprimento mais soltinho, criando equilíbrio e favorecendo a mobilidade.

Mais um moletom de cintura baixa, de Hailey Bieber – Foto: Reprodução/Instagram/@haileybieber

Além disso, não é necessário se ater às versões em jeans, já que o modelo fica ótimo também em outros tipos de tecido.

Como usar a peça no dia a dia

Na hora de incluir a calça de cintura baixa, é importante pensar na proporção do look. Vale usar uma camiseta com modelagem menos justa ao corpo, equilibrando com a parte de baixo mais exposta.

Anitta usa calça de cintura baixa com meia arrastão – Foto: Reprodução/Instagram/@anitta

Tecidos metalizados e couro são bons materiais para complementar esse modelo de calça, destacando os elementos de referência aos anos 2000. Já para quem quer sair da estética é possível apostar em tecidos como crochê e moletons entre outros.

Ainda que seja difícil criar uma composição que possa ser usada no local de trabalho, por exemplo, vale pensar em opções mais discretas, especialmente para quem não está acostumada a usar esse tipo de calça com frequência.

Miley Cyrus também vai de jeans – Foto: Reprodução/Instagram/@mileycyrus

Algumas peças estratégicas, como uma jaqueta alongada, garantem mais segurança. Um cinto grosso também pode favorecer a produção, evitando que a peça saia do lugar.