Não importa se o estilo da empresa onde você trabalha é formal ou mais casual, apesar de existirem lindas opções de bijuterias, uma joia verdadeira sempre valoriza o look e é muito elegante. O importante é apostar na peça certa, adequada ao dress code.

O designer de joias brasiliense Antonio Henrique destaca que neste caso, menos é mais. “A joia usada no ambiente profissional, seja ele qual for, deve ser discreta, mas com personalidade”, diz.

“A dica é optar por peças minimalistas e em tons neutros. Quem gosta de pedras, pode usar, por exemplo, o quartzo fumê, que fica muito chique misturado com ouro amarelo”, completa Antonio.

Aline Weber - Harper's Bazaar - Foto: Amy Troost
Aline Weber – Harper’s Bazaar – Foto: Amy Troost

A consultora de imagem e marca pessoal Patricia Villar concorda com o joalheiro e sugere uma caixa de joias básica para quem está entrando no mercado ou para quem deseja começar a usar joias no trabalho.

“Assim como ter no armário uma saia lápis, um terninho bem cortado, camisas e camisetas de seda e scarpins, algumas joias especiais podem transformar qualquer visual. A dica é começar com uma pulseira fina e rígida; um colar longo, discreto, com ou sem pingente; brinco de brilhante pequeno e um maxianel”, ensina.

Verdade seja dita, usar vários anéis nos dedos pode estar na moda, mas não é um visual corporativo. “Um anel poderoso na mão faz vista e é muito elegante. Pode ser usado perfeitamente no trabalho”, afirma Antonio Henrique.

Patricia lembra que prestar atenção no esmalte é importante. “Se vai apostar em um anel maravilhoso, prefira um esmalte discreto. No máximo, tons de marrom. Evite misturar anel de pedra com unhas vermelhas. Pode ficar exagerado”, explica a especialista.

 

Harper´s Bazaar Casaquistão com Zlata Semenko e Miriam Haney - Foto: Lara Jade.
Harper´s Bazaar Casaquistão com Zlata Semenko e Miriam Haney – Foto: Lara Jade.

E se no final do dia tiver um happy hour ou um evento comemorativo da empresa? “Leve uma joia mais impactante na bolsa e coloque-a no final do expediente. Pode ser um bracelete de ouro com pedras ou um brinco longo”, sugere Patricia.

Você agora pode estar na dúvida se deve optar por ouro branco ou ouro amarelo. Então, preste atenção nestas regrinhas. “Pele quente fica melhor com dourado e pele fria com prateado. As neutras combinam com ambos”, diz Patricia Villar.

Mas como identificar o tom da sua pele? “Vá para um local bem claro, com luz natural, e verifique o tom das veias do seu pulso. Se elas forem esverdeadas ou cor de azeitona, você é quente e sua pele deve ser amarelada, dourada ou pêssego. Se forem azuis ou roxas e a pele rosada, avermelhada ou azulada, você é fria. E se as veias forem azul-esverdeadas e a pele com um fundo puxando para o verde quando exposta ao sol, você é neutra”, ensina.

Abaixo, confira algumas (clássicas) opções para não errar na hora de montar o office look.

Serviço: Antonio Henrique

Telefone: (61) 9-8668-0775