Athena Calderone – Foto: Christopher Sturman/Arquivo Harper’s Bazaar

Por Renata Gualdi

Nossa rotina mudou muito com o isolamento social. Olhando pelo lado positivo, agora é possível ter mais tempo para fazer aquelas tarefas que sempre são deixadas para depois, e uma delas é a limpeza e organização do closet, que deve ser feita, no mínimo, de seis em seis meses.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Visando facilitar esta tarefa, Rachel Jordan, consultora de imagem e comportamento profissional, e atual presidente no Brasil da AICI (Associação Internacional dos Consultores de Imagem), traz dicas valiosas sobre como arrumar o guarda-roupa de maneira prática e funcional.

1. Abra o closet e procure as peças que não usa mais

Procure as roupas que você não usa há algum tempo e experimente-as. A partir do momento em que você veste a roupa, você identifica se o caimento, tecido e cor te favorecem e vão de encontro ao seu gosto pessoal. Se a resposta for positiva, reutilize-a, caso contrário, aproveite para doá-la. Veja também se a roupa tem ainda seu estilo e se ainda é do seu tamanho.

2. Organize o armário por cores

Ao organizar as roupas por cores, você economiza tempo ao buscar as peças para fazer combinações de looks, facilitando a visualização sem fazer muita bagunça.

3. Dobre as roupas corretamente

Tome cuidado ao dobrar as peças no guarda-roupa! Preste atenção naquelas que contém vincos, pregas ou fechamentos diferentes para que elas não percam o movimento ao serem dobradas. Por isso muitas o ideal é pendurá-las no cabide.

4. Coloque as roupas da estação a fácil alcance

Estamos entrando no outono, e com isso, as roupas de verão cada vez mais vão ser menos utilizadas. Pensando nisso, deixe as roupas de outono a fácil acesso, geralmente, no final da pilha de roupas, dessa maneira, você as encontrará mais rapidamente.

“Quando fazemos uma limpeza e organização no nosso closet também estamos fazendo “compras”, selecionando roupas que estavam esquecidas e que usaremos em novas produções” afirma Rachel Jordan.

Essas e outras dicas, é possível encontrar nas redes sociais e no site de Rachel Jordan, além de informações sobre seus cursos e workshops. Rachel também acaba de lançar seu Podcast Comportamento, Imagem & Podcast.