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Nesta quinta-feira  (29.03), Paulo Borges – idealizador dos SPFW e Fashion Rio – anunciou oficialmente seu novo projeto, o Movimento Hotspot, que há algum tempo já vinha sendo comentadíssimo entre a turma da moda e das artes, nas redes sociais, principalmente no twitter, aonde o #movhotspot bombou nos últimos dias.

O evento é uma reformulação da primeira versão do Hot Spot, criada no início dos anos 2000, com foco em novos talentos de moda e que revelou marcas talentosas, como Neon e Amapô.

Com o objetivo de ser uma espécie de incubadora de novas ideias e projetos, o Movimento Hotspot retorna com uma nova configuração, que vai muito além da moda.

Com o patrocínio principal da Vale e da Riachuelo, o evento vai rodar o Brasil em busca de novos talentos, inovadores e criativos, em 10 categorias de projetos– arquitetura, moda, beleza, cenografia, design, design gráfico, filme e vídeo, fotografia, ilustração e música. Há também uma categoria de ideia, que reconhece e investe em ideias transformadoras.

Dividido em várias etapas, o MHS terá a duração de aproximadamente um ano e acontecerá de dois em dois anos. Investindo em talentos regionais, o projeto vai mostrar o potencial da economia criativa em um país em fase de grande crescimento e amadurecimento,  como é o caso do Brasil.

Todos podem participar, só é preciso ser maior de 16 anos. As inscrições devem ser feitas através do portal do projeto (www.movimentohotspot.com.br), que vai ao ar hoje as 21h e promete ser uma ferramenta de interatividade e cultura não só para os candidatos, mas também para qualquer um que queira acompanhar o projeto.

No portal, os candidatos devem criar um perfil, inscrever o seu trabalho (as inscrições estão previstas para se encerrar no dia 15.05) e também divulgá-lo nas redes sociais. Um grupo de 30 curadores escolhidos para cada área será responsável por escolher os melhores projetos, que seguem para a fase de Scouting, onde passarão por uma nova avaliação, realiza através de festivais regionais, com exposição dos trabalhos selecionados e curadores locais.

Os que tiverem mais destaque passam à fase de “Tanque de ideias”, uma espécie de imersão criativa com duração de três semanas, concentrada no Rio de Janeiro e São Paulo, onde os candidatos deverão desempenhar tarefas e desenvolver projetos com a orientação da curadoria.  A partir daí será feito o anúncio dos vencedores de cada categoria em um grande festival cultural em São Paulo, previsto para acontecer em março de 2013.

O vencedor na categoria ideia ganha até R$ 200 mil para investir em seu projeto, o da categoria moda terá sua coleção apresentada no SPFW ou Fashion Rio, enquanto os demais vencedores ganham uma quantia de R$ 10 mil.

Bazaar adorou a iniciativa, que com certeza promete trazer conhecimento, acesso e visibilidade para muitas pessoas pelo Brasil, que sofrem com a falta de investimento nos setores humanos e culturais.