
Seán McGirr é nomeado como novo diretor criativo da Alexander McQueen – Foto: Reprodução/Instagram/@kering_official
Nesta terça-feira (03), a Alexander McQueen em conjunto ao Grupo Kering anunciaram o nome de Seán McGirr como o novo diretor criativo da marca. Havia-se criado uma grande expectativa pelo novo nome na direção da grife, afinal Sarah Burton ficou 13 anos na liderança, e o novo nome seria o primeiro sem conexão com o fundador da casa – Lee Alexander McQueen, que faleceu em 2010.
De nacionalidade irlandesa, nascido em Dublin, McGirr se mudou para Londres para estudar na London College of Fashion. O designer também se formou na renomada Central Saint Martins, assim como os designers anteriores na Casa, ele obteve o Master of Arts in Fashion oficialmente em 2014. Seu diploma não é a única característica que divide com sua predecessora Sarah Burton, McGirr não possui redes sociais e é um sujeito sem desejos de muitos holofotes.
O designer começou sua carreira como assistente na Burberry e na Vogue Hommes Japan e fez parte dos escritórios criativos da Uniqlo em Tóquio e Paris de 2014 a 2018, trabalhando nas coleções masculinas orientadas por Christophe Lemaire. Depois, se tornou designer feminino da Dries Van Noten.
Se juntou a J.W Anderson em 2020, para liderar o ateliê de coleções masculinas ready-to-wear e com o tempo foi adicionando a moda feminina às suas responsabilidades dentro da marca.
O grupo foi rápido em nomear o próximo diretor criativo, com altas expectativas em seu nome depois dos 26 anos completos que Burton passou na marca – sendo mentorada pelo próprio McQueen – o Presidente e CEO da Kering, François-Henri Pinault afirma toda confiança no novo designer: “Alexander McQueen é uma Casa pela qual somos apaixonados e estamos confiantes de que Seán McGirr será capaz de prosseguir a sua jornada com um novo impulso criativo. Estamos ansiosos para abrir este novo capítulo na história desta marca única.”
Gianfilippo Testa, CEO da Alexander McQueen, acrescentou no pronunciamento oficial: “Estamos muito satisfeitos em receber Seán McGirr como Diretor Criativo. Com a sua experiência, personalidade e energia criativa, ele trará uma linguagem criativa poderosa para Alexander McQueen, ao mesmo tempo que desenvolve a sua herança única.”
A Casa McQueen foi fundada em 1992, tem fortes raízes irreverentes e criativas e segundo o comunicado “representa o poder da individualidade, a força subversiva e a elegância desafiadora”. Em conjunto com a nomeação, houve uma série de questionamentos levantados sobre a falta de diversidade na liderança de grandes marcas. Seán McGirr fecha os principais nomes do Grupo Kering com apenas diretores criativos homens.