Corset: releituras da peça dominam as tendências do momento
Lívia Nunes – Foto: Reprodução/Instagram/@livia

Não há como negar: o corset deixou para trás os seus dias de peça polêmica para voltar aos armários de forma ressignificada. Criado no século XVI, o item foi inventado para manter a postura e dar suporte aos seios. Durante séculos, ficou marcada como uma peça que agredia o corpo feminino, causando desconforto para encaixá-lo dentro de um padrão social de beleza.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Atualmente, o mundo da moda reforçou movimentos que reinventaram a peça, desassociando-a de palavras como desconforto e aprisionamento e a relacionando a sentimentos de empoderamento e sensualidade. Por isso, os corsets voltaram a ganhar destaque nas passarelas e no street style, de uma forma que reforça a personalidade de quem o usa.

Dos vestidos elegantes às peças de upcycling, veja como o corset é uma das principais tendências do momento:

Materiais inusitados

Corset: releituras da peça dominam as tendências do momento
Cardi B, Jade Picon e Luisa Sonza – Foto: Reprodução/Instagram/@friskmegood, @jadepicon e @luisasonza

Você com certeza já cruzou com os corsetes feitos de tênis nas redes sociais. A peça inusitada conquistou celebridades e influenciadoras como Jade PiconLuísa SonzaLívia Nunes. Quem deu início à tendência foi Cardi B, em dezembro de 2021, quando a cantora apareceu com uma peça do tipo no aniversário do seu companheiro, o rapper Offset.

A roupa foi escolhida pensando no tema da comemoração, os tênis, e Cierra Boyd, designer da marca sustentável Frisk Me Good, usou dez pares de sneakers da Balenciaga para criar o top. Desde então, o modelo conquistou diversos nomes e ganhou outras versões, com tênis também conhecidos e reutilizados. No Tik Tok, é até possível encontrar tutoriais de como fazer a sua própria versão.

Nos tapetes vermelhos

Corset: releituras da peça dominam as tendências do momento
Foto: Reprodução/Instagram/@khloekardashian

As silhuetas justas criadas pelos corsets são queridinhas de personalidades conhecidas por seus estilos sensuais – e, por isso, acabam sendo destaque em diferentes visuais dos tapetes vermelhos. Um bom exemplo foi o  modelo da Valdrin Sahiti escolhido por Khloé Kardashian para a premiére de “The Kardashians”, novo reality show da polêmica família.

Corset: releituras da peça dominam as tendências do momento
Fotos: Getty Images

Na última edição do Grammy, as celebridades apostaram em inspirações na silhueta marcada e na forma criada pela parte de baixo da peça. Nomes como Doja CatOlivia Rodrigo levaram o corset para o tapete vermelho sem usar a peça de forma literal, mas remetendo ao seu desenho e shape. Já Dua Lipa causou na internet com o clássico modelo da Versace, que carrega nas amarrações uma das principais características deste tipo de roupa.

Nas passarelas

Corset: releituras da peça dominam as tendências do momento
Dior, Gucci e Schiaparelli – Fotos: Reprodução/WWD e Divulgação

Quando o assunto são os desfiles internacionais de inverno 2022, os corsets ganharam diferentes papéis. De itens que valorizam o shape dos visuais a peças que remetem a armaduras e a acessórios esportivos, o modelo ganhou novas versões diversas nas mãos dos criativos designers e apareceu em apresentações de marcas como DiorGucci e Schiaparelli.