
Não há como negar: o corset deixou para trás os seus dias de peça polêmica para voltar aos armários de forma ressignificada. Criado no século XVI, o item foi inventado para manter a postura e dar suporte aos seios. Durante séculos, ficou marcada como uma peça que agredia o corpo feminino, causando desconforto para encaixá-lo dentro de um padrão social de beleza.
Atualmente, o mundo da moda reforçou movimentos que reinventaram a peça, desassociando-a de palavras como desconforto e aprisionamento e a relacionando a sentimentos de empoderamento e sensualidade. Por isso, os corsets voltaram a ganhar destaque nas passarelas e no street style, de uma forma que reforça a personalidade de quem o usa.
Dos vestidos elegantes às peças de upcycling, veja como o corset é uma das principais tendências do momento:
Materiais inusitados

Você com certeza já cruzou com os corsetes feitos de tênis nas redes sociais. A peça inusitada conquistou celebridades e influenciadoras como Jade Picon, Luísa Sonza e Lívia Nunes. Quem deu início à tendência foi Cardi B, em dezembro de 2021, quando a cantora apareceu com uma peça do tipo no aniversário do seu companheiro, o rapper Offset.
A roupa foi escolhida pensando no tema da comemoração, os tênis, e Cierra Boyd, designer da marca sustentável Frisk Me Good, usou dez pares de sneakers da Balenciaga para criar o top. Desde então, o modelo conquistou diversos nomes e ganhou outras versões, com tênis também conhecidos e reutilizados. No Tik Tok, é até possível encontrar tutoriais de como fazer a sua própria versão.
Nos tapetes vermelhos

As silhuetas justas criadas pelos corsets são queridinhas de personalidades conhecidas por seus estilos sensuais – e, por isso, acabam sendo destaque em diferentes visuais dos tapetes vermelhos. Um bom exemplo foi o modelo da Valdrin Sahiti escolhido por Khloé Kardashian para a premiére de “The Kardashians”, novo reality show da polêmica família.

Na última edição do Grammy, as celebridades apostaram em inspirações na silhueta marcada e na forma criada pela parte de baixo da peça. Nomes como Doja Cat e Olivia Rodrigo levaram o corset para o tapete vermelho sem usar a peça de forma literal, mas remetendo ao seu desenho e shape. Já Dua Lipa causou na internet com o clássico modelo da Versace, que carrega nas amarrações uma das principais características deste tipo de roupa.
Nas passarelas

Quando o assunto são os desfiles internacionais de inverno 2022, os corsets ganharam diferentes papéis. De itens que valorizam o shape dos visuais a peças que remetem a armaduras e a acessórios esportivos, o modelo ganhou novas versões diversas nas mãos dos criativos designers e apareceu em apresentações de marcas como Dior, Gucci e Schiaparelli.