"Gods and Kings" de Dana Thomas - Foto: Divulgação
“Gods and Kings” de Dana Thomas – Foto: Divulgação

A ex-modelo e atual jornalista, Dana Thomas, acaba de lançar seu mais novo livro Gods and Kings: The Rise and Fall of Alexander McQueen and John Galliano. O projeto teve início quando Dana escrevia a matéria da polêmica de Galliano, em 2011, para o The Washington Post. Logo no primeiro parágrafo ela mencionava as rehabs de Marc Jacobs, a depressão de Tom Ford e o suicido de McQueen (que na época, completava um ano). “Ali percebi que tinha algo intrigante, que deveria ser explorado” conta a autora.

Para desenvolver o projeto, Dana convidou a renomada critica da moda e editora de estilo do The New York Times, Amy Spindler. “Ela acrescentou toda a sua sabedoria de moda ao assunto central do livro, o que deu outra perspectiva à história.”

Entre alguns temas explorados no Gods and Kings, o suicido de Alexander McQueen ganhou novas revelações. Não seria a primeira vez que o designer teria tentado causar sua própria morte. “Ele sofria de ansiedade e problemas causados por stress” comenta Dana.

O livro conta detalhes interessantes sobre cada desfile e o que, na época, os designers queriam transmitir. Assuntos pessoais, como o mau comportamento e amores, são explorados, de forma bem detalhada. Must read!