Peter Do verão 2023 – Foto: Reprodução/Instagram/@the.peterdo

O mês de setembro é marcado categoricamente na indústria como o “mês da moda”, graças à temporada de desfile que apresentam as coleções de verão. Quem tradicionalmente inaugura o circuito internacional é a semana de moda de Nova York e, na edição deste ano, logo no primeiro dia acontece uma das estreias mais aguardadas: a de Peter Do como diretor criativo da Helmut Lang.

Peter Do – Foto: Reprodução/Instagram/@helmutlang

Nascido em Biên Hòa, no Vietnã, Peter Do imigrou para os subúrbios da Filadélfia aos 14 anos. Estudou Design de Moda no Fashion Institute of Technology (FIT), na cidade de Nova York, e recebeu o primeiro Prêmio LVMH Graduate 2014. Na mesma época, o jovem designers começou a trabalhar no ateliê da Celine, em Paris, como um dos aprendizes de ninguém menos que Phoebe Philo. Anos depois, quando voltou para os Estados Unidos, passou a trabalhar com o estilista Derek Lam.

Durante a temporada de verão de 2019, Peter apresentou a primeira coleção de sua marca homônima. Como qualquer nova marca, o designer enfrentou alguns desafios para fotografar o início de sua carreira, acumulando histórias engraçadas, como a dificuldade em carregar 150 peças por seis lances de escada, para registrar a campanha no apartamento de um amigo próximo do designer, em Paris.

Já em sua primeira coleção autoral, é possível perceber a facilidade do designer de reimaginar clássicos do workwear, em um twist contemporâneo e moderno. Em 2020, Peter Do foi um dos finalistas do prêmio LVMH e, logo nos primeiros anos de sua label, foi nomeado a três prêmios do CFDA.

Com sua essência firmada na alfaiataria – influencia da época em que trabalhava com Phoebe Philo – e a construção de novas propostas a partir de silhuetas clássicas em texturas diferentes, o designer conquistou um público que o acompanha avidamente. Este nicho de seguidores compartilham uma apreciação por seu olhar estético, o tornando rapidamente um favorito entre os entusiastas de moda – assim como ocorreu com Helmut Lang nos anos 1990.

Outra característica em comum entre Peter e Helmut é a negação em aceitar o papel de designer como uma “celebridade”. Impossível esquecer Lang escapando do momento de agradecimento em um de seus desfiles da década de 1990, para respeitar sua privacidade. Quase 30 anos depois, Peter repete a dose ao preferir esconder seu rosto em fotos e passarelas, o que o faz ser comumente visto de boné e máscara preta.

O vestido usado por Anya Taylor-Joy – Foto: Divulgação

Além de conquistar uma clientela específica, que espera atentamente seu próximo passo, Peter Do teve uma ajudinha para se destacar, ao vestir celebridades em momentos chaves de suas carreiras. Na lista, podemos citar a vez em que Anya Taylor-Joy elegeu um vestido longo de inverno 2021 da marca para apresentar seu monólogo no Saturday Night Live ou quando Jeno, astro da banda de K-Pop NCT, abriu seu desfile de verão 2023.

Ao longo dos anos, a marca se expandiu, mas se manteve leal a sua alfaiataria, muitas vezes brincando com as formas do corpo, recortes e transparências, como nos ternos masculinos com corações vazados nas costas, da coleção de verão 2023. A sensualidade quase velada, que se encaixa perfeitamente na marca, fez com que a peça logo viralizasse na internet.

Em sua última coleção antes da sua aguardada estreia na Helmut Lang, o designer decidiu dar uma pausa nos grandes desfiles e apostou em um lookbook para apresentar uma série de visuais básicos. Com o conceito inicial de “um novo look Peter Do para todos os dias do ano”, o inverno 2023 foi intitulado “modular” e apresentou uma linha de essenciais que vão ser sempre comercializados pela etiqueta.

Com o sucesso da marca, o designer não apenas conquistou os executivos da Helmut Lang como também, nesta temporada, vai se levar o desfile de sua marca homônima para semana de moda em Paris, uma das mais importantes do calendário. Ainda na lista de novidades, O designer apresentará, em outubro deste ano, uma parceria com a Banana Republic, a coleção-cápsula “Diálogo”.

Peter Do, verão 2023 – Foto: Reprodução/Instagram/@the.peterdo

Mesmo depois de um começo calmo para 2023 – marcado pelo lançamento de seus básicos essenciais – sua nomeação como diretor criativo da Helmut Lang, a colaboração com uma grande varejista norte-americana e o desembarque de sua coleção homônima em Paris, o final do ano promete ser promissor para Peter Do.