Virgil Abloh – Foto: Divulgação

“Moda é um dos maiores veículos para mesclar música, arte, arquitetura, design, tipografia – é uma tela grande o suficiente, ou uma caixa de areia grande o suficiente, para tocar todas as diferentes coisas que gosto.” Esta era a definição de moda para Virgil Abloh, que faleceu neste domingo, aos 41 anos.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

O primeiro estilista negro a assumir o cargo de direção criativa da Louis Vuitton e no conglomerado LVMH marcou a história da moda e reforçou a importância da presença de designers e outros profissionais brasileiros no universo da moda. À convite da Bazaar, estilistas e criativos negros falam sobre o legado de Abloh. Leia abaixo:

Naya Violeta

O legado de Abloh para marcas pretas é um lugar ao sol, é ver um dos nossos chegando a lugares nunca alcançados e com o pertencimento que podemos muito.

Rafael Silvério, Silvério

O espelhamento do melhor de nossa comunidade que passou a ser narrada por nós mesmos dentro da alta moda, a esperança que a brecha que ele atravessou possa se tornar um caminho para tantas outras marcas de afro-empreendedores crescerem, com o suporte da comunidade, ao ponto de serem um negócio tão rentável de não poder mais ser margem da moda, e sim o centro, oportunizando o espaço para tantos outros irmãos pretos. Eis o legado de Virgil.

Mônica Sampaio, Santa Resistência

Virgil Abloh, ao dizer que é um lembrete de que a indústria da moda não é um espaço impossível de se ocupar, lança um recado poderoso, um verdadeiro manifesto. Não só à indústria, mas também a todos que sonham em ocupar aquele espaço. Ele foi a verdadeira revolução da moda contemporânea ao elevar o streetwear à categoria de luxo.

Patrick Fortuna, Ateliê Mão de Mãe

Um grande ícone que causou revolução na indústria da moda mundial. Pelas suas brilhantes criações e preocupação em fazer diferente. Nos deixa um grande legado, de competência, resiliência e inovação. Acima de tudo, por nos ensinar que um homem preto pode chegar onde quiser. Ele foi, é e será lembrado como um grande nome da moda internacional.

Cíntia Félix, AZ Marias

O grande legado do Virgil é a possibilidade de sonhar e pertencimento, ele fez com que toda uma geração de jovens pretos poderem sonhar e pertencer a lugares antes negados!

Céu e Júnior Rocha, da Meninos Rei

O maior legado deixado por ele, sem dúvida nenhuma, é de que nós pretos somos potência! Sua genialidade trouxe transformação e contribuiu diretamente na ascensão e valorização da nossa raça.

Luiz Claudio, do Apartamento 03

A ocupação de uma pessoa preta em um cargo de poder é um marco que faz enorme diferença para quem nasce e vive rodeados de imagens negativas sobre os iguais. Um marco histórico na moda que parece bizarro ter acontecido somente depois 2010