
Claudia Schiffer e Nadia Auerman estrelaram esta campanha da Versace Jeans Couture, por Richard Avedon, em 1995
Ao longo da história, as campanhas de jeans ficaram famosas por realizarem provocações e capturarem um espírito livre, deixando um impacto cultural em cada época. Da década de 1980 para cá, as mensagens que elas propõem passaram por uma transformação. Se antes eram principalmente voltadas à sensualidade, nos últimos anos têm buscado contar histórias e levantar questionamentos sociais.
Abaixo, refrescamos sua memória com algumas das campanhas mais marcantes e mostramos uma linha do tempo da evolução das imagens de moda do segmento.
1 / 6Em 1980, Brooke Shields, aos 15 anos, protagonizou uma polêmica campanha para Calvin Klein em que dizia: “”Você quer saber o que vem entre mim e minhas Calvins? Nada”. A direção foi de Richard Avedon
2 / 6Em 1992, Naomi Campbell posou para as lentes de Steven Meisel nesta campanha icônica da Gap, com o combo clássico de short jeans e camiseta branca
3 / 6Em 1995, Helena Christensen apareceu fotografando Alex Lundqvist nesta campanha da Versace Jeans Couture, por Bruce Weber
4 / 6“Esse país não foi construído por homens de terno”, dizia uma campanha da Levi’s em 2009, em referência aos trabalhadores de calças jeans. Com fotografia de Ryan McGinley
5 / 6Em 2015, Winnie Harlow protagonizou uma campanha alto-astral da Diesel, fotografada por Nick Knight. A mensagem era promover “tolerância, igualdade e amor incondicional”
6 / 6Para sua primeira campanha no comando da Calvin Klein, em 2017, Raf Simons quis valorizar “clássicos americanos”, incluindo obras de modernistas como Andy Warhol. A fotografia foi assinada por Willy Vanderperre