Por Cibele Maciet e Marcela Palhão
O time da Bazaar já está a postos para o início de mais uma temporada de moda em Paris. A PFW, que traz dessa vez mais de 30 desfiles presenciais (mais do que a última temporada), está, pouco a pouco, voltando à uma certa normalidade. E, para estrear, em um dia ensolarado de outono, a Dior de Maria Grazia Chiuri escolheu o Jardin des Tuileries para mostrar sua coleção de verão “ultravitaminada” 2022.
Cortes e efeitos gráficos em amarelo, verde, vermelho, azul marinho, laranja revisitam a coleção de 1961, “Slim Look”, de Marc Bohan. Casacos inspirados no corte boxy, mantôs elegantes, saias e vestidos jogam e interagem graficamente com o cenário no melhor estilo “jogo do absurdo”, imaginado pela artista Anna Paparatti, que se questiona sobre as regras dessa nova vida pós-pandemia.
Tecidos como nylon, lantejoulas, voile transformaram o cenário do desfile em clube noturno, como um retorno ao mítico Palace em Paris ou mesmo o Piper Club de Roma. Veja abaixo dez coisas que amamos da coleção:
O cenário
Inspirado no jogo de tabuleiro “Snakes and Ladders”, o cenário do desfile já dava indícios de que esta seria uma coleção colorida. Blocos, roletas, números e setas dão ares divertidos à apresentação.
As cores
Depois de algumas coleções mais sóbrias, Maria Grazia se joga nas cores para o verão 2022 da Dior. Destaque para os looks blocados, ou seja, construídos pela mesma cor intensa.
A regata
Criada com jogos de cores – como uma camada mais fina de tecido preto sobre o branco -, a regata inspirou a criação de vestidos.
Jeans
Um conjunto de calça e jaqueta e uma saia plissada levaram o material para a passarela.
Cortes retos
A cintura baixa e os tops ganham mais força nesta temporada e, para a Dior, eles são perfeitos para serem usados juntos. Sobre um vestido no tom da pele da modelo, as faixas retas tem um corte que vai além do corpo.
A ilusão
Essa ilusão usando um tecido do tom da pele aparece em outras peças da Dior, principalmente para criar decotes e silhuetas mais ousados.
O boxe
O boxe inspira uma série de looks coloridos, unindo o top esportivo, o shorts largo e uma jaqueta divertida – todas as peças na mesma cor.
Vestidos
Pode fazer suas apostas sobre quais modelos apareceram nos tapetes vermelhos, porque a marca investiu em vestidos luxuosos e glamorosos.
Os clássicos
Os tailleurs ganham releituras em conjuntos coloridos, de materiais mais leves e com a saia substituída por shorts.
Os casacos
Com cores intensas e ilustrações, os casacos – em diferentes modelagens – são destaques da linha.