A italiana Giovanna Battaglia (dir.) e suas sandálias de tiras Aquazzurra. Ao lado, outros modelos do designer/Fotos: Reprodução-Harper's Bazaar

Por Carmen Borgonovo

Leitora, leia com muita atenção: tenho informações valiosas. Qual foi a última vez que você sentiu vontade de parar uma mulher na rua e perguntar de onde eram os sapatos dela?

Foi justamente o que aconteceu comigo na Semana de Moda de Paris, quando fiquei paralisada com a visão de Giovanna Battaglia usando um par estonteante de sandálias de tiras. Eram elegantes e sexy, apesar – prepare-se – do salto sensato. Eu tinha de saber quem as tinha criado.“São da Aquazzurra”, ela confidenciou.

Minha pesquisa revela que o talento por trás da Aquazzurra é Edgardo Osorio, um homem de 26 anos cujo currículo inclui consultoria para Salvatore Ferragamo e Roberto Cavalli. “Eu me lembro de costurar, à mão, sapatos de crocodilo apenas minutos antes de um desfile de Cavalli começar”, ele conta. “Era emocionante.”

A obsessão de Osorio com calçados começou ainda na infância, na Colômbia, mas foi somente no ano passado, em uma visita a Nova York, que Osorio começou a brincar com a ideia de lançar coleção própria. Sua estreia é uma seleção sofisticada de botas até o tornozelo e até o joelho, sapatos boneca elegantes e, claro, aquelas sandálias.

Sapato boneca (esq) e ankle boot (dir.) Aquazzurra/Fotos: Reprodução-Harper's Bazaar