Solange Knowles para a Harper’s Bazaar – Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Com as inovações do mundo da moda, a única coisa que é certeza é, justamente, a incerteza: mais do que nunca, sabemos quanto o estilo pode ser particular, individual e único. Inclusive, diferentemente do que se pensa, ele também pode ser variado: uma grande mistura de estilos que se transformam em uma característica individual.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Entretanto, há tendências que se espalham até mesmo em estilos completamente diferentes. E um deles – que está bastante em alta, diga-se de passagem – é o ton sur ton, que, apesar do nome complicado, nada mais é do que a mistura de diferentes tonalidades de uma mesma cor.

A tendência é tão versátil que consegue agradar a todos os estilos (todos mesmo!), desde um clássico executivo até mesmo uma escolha mais gótica ou punk, posto que basta misturar tonalidades da mesma cor – e, bem, preto pode ser misturado ao cinza, não é mesmo?

Criatividade na hora de criar o look

A grande vantagem do ton sur ton é a criatividade de criar o look: um vestido com um casaco em diferentes tons de azul já faz parte da tendência. E a ideia vem inclusive na mistura de texturas: um vestido mídi salmão combina bem com um escarpim da mesma cor e que, por consequência, também se encaixa com uma carteira cor-de-rosa da mesma tonalidade. E, para estar ainda mais alinhada à paleta, é possível investir em acessórios rosé gold, como brincos, pulseiras, tiaras, relógios e colares.

Assim, para mostrar como essa tendência é mesmo para todos os estilos, separamos três looks que agradam a todos os gêneros. Veja:

Executivo

Até mesmo os tons mais tradicionais e inexpressivos podem se favorecer do ton sur ton. A ver pela cor cinza, que, se bem composta, pode formar um estilo um tanto quanto executivo e elegante: um blazer cinza escuro vai bem com uma calça social de tom mais aberto, que também combina com uma regata de seda e sandália de salto prateada. A bolsa segue a mesma paleta e voilà: temos um look ton sur ton executivo e discreto para o dia a dia.

Gótico

Para provar que o ton sur ton funciona com qualquer estilo, até mesmo os góticos se favorecem dessa tendência. Um shorts preto, aliado a uma meia-calça arrastão da mesma cor, combina bem com uma jaqueta de couro negra e uma camiseta em tons de cinza mais escuros, além de acessórios em tons mais claros da mesma paleta.

O cinza faz parte da tonalidade do preto, o que indica que acessórios prateados também são uma boa pedida para compor o look. E vale a pena misturar esses tons na maquiagem também!

Casual

O ton sur ton pode ser aproveitado até mesmo em tons casuais, sendo ele o mais simples de se combinar. Um vestido tubinho de viscose azul-marinho pode combinar muito bem com uma jaqueta jeans tradicional, um tênis Nike feminino azul e uma bolsa azul bebê, para compor um visual casual e monocromático típico desse estilo.