Não adianta fugir: o metaverso é a pauta do momento. O assunto ainda pode ser meio nebuloso, com venda de terrenos virtuais, NFTs e tantas outras ações de marcas, mas, é inevitável, a digitalização de ações e objetos que fazem parte do nosso cotidiano ganha cada vez mais força. O movimento agora é descobrir como cada pessoa vai incluir esse movimento em sua realidade – incluindo na moda.
Enquanto diversas marcas entram para games e plataformas com produtos e skins, a Dolce & Gabbana faz o movimento oposto e traduz o que vemos nas telas em seu desfile físico – o que não a deixa de fora de ações digitais, como pode ser visto no movimento da marca em convidar Satiko, influenciadora literalmente digital criada por Sabrina Sato, para assistir à apresentação.
O cenário do desfile também reforça o movimento da marca em mergulhar no metaverso, como já havia feito em sua última coleção masculina. Enormes telas reproduziam desenhos gráficos neons, que remetem a cidades e personagens de vídeo games. Já nas roupas, a inspiração aparece nas texturas e cores escolhidas – que refletem e iluminam, criando efeitos semelhantes às telas que nos acompanham diariamente – e nos shapes futuristas, como os óculos finos e assimétricos e os ombros a la Mad Max.
Uma verdadeira aula de toda a bagagem que a pauta ainda vai trazer para o mundo da moda, veja dez coisas que amamos do desfile:
O reflexo
O couro metalizado, que aparece em vermelho, azul, prateado e dourado, reproduz o reflexo e a luminosidade criados pelas telas.
Os óculos
O acessório must have da Dolce & Gabbana nesta temporada são os óculos: futuristas e grandiosos, eles aparecem em diferentes formas e, muitas vezes, unem diferentes shapes em um mesmo acessório.
Os personagens
As skins que enfeitam os personagens nos jogos ganham vida na coleção, ao oferece ao público uma forma de vivenciar na vida real o que são nos jogos. Essa característica fica clara nos enormes casacos de pelúcia e nas roupas que criam uma segunda-pele colorida.
A sobriedade
Os looks all-black são a maioria na coleção, o que cria um tom sóbrio e elegante a um tema tão fun.
A transparência
Vestidos, capas e blusas transparentes sobrepõe e expõem o underwear, criando uma modelagem que parece flutuar ao redor do corpo das modelos.
Um perna só
A assimetria aparece de diferentes formas ao longo da coleção, mas o que se destaca são as calças que recebem uma perna comprida e outra curta, inovando a peça.
Os ombros
Assim como a Versace, a Dolce & Gabbana se joga nos enormes ombros e chega a deixar ombreiras à mostra nas peças transparentes.
A pelúcia
Além dos casacos coloridos e exagerado, a pelúcia é usada para criar detalhes e vestidos dignos de red carpet.
As amarrações
O que já foi detalhe nos vestidos justos da Dolce & Gabbana, as amarrações estruturam peças inteiras nesta temporada.
O casulo
Assim como o metaverso pode criar um casulo de escape da realidade amarga que vivemos, peças que cobrem a cabeça criam verdadeiros abrigos no inverno 2022 da marca.