A capa do livro sobre a obra dos estilistas - Foto: Divulgação
A capa do livro sobre a obra dos estilistas – Foto: Divulgação

Os designers Viktor Horsting e Rolf Snoeren, da label Viktor & Rolf, comemoram 25 anos de carreira neste ano com a mostra “Viktor & Rolf: Artistas de moda de 25 anos”, que está no Kunsthal de Roterdã, e lançamento do livro “Viktor & Rolf: Cover Cover”, no dia 04.07, um volume conceitual das 520 páginas com projeto gráfico de Irma Bloom. O design é incomum como a moda da dupla, feito inteiramente de dobras de oito páginas, com todas as imagens reproduzidas como negativos.

Conhecidos por sua abordagem experimental, além da reverência ao glamour, Horsting e Snoeren iniciaram a parceria logo após se formarem na Arnhem Academy, na Holanda, e ganharam destaque em 1993, ao vencerem o Festival Internacional de Moda e Fotografia em Hyères, na França.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Viktor & Rolf - Foto: Harper's Bazaar
Viktor & Rolf – Foto: Harper’s Bazaar

Em seus desfiles, sempre muito aclamados pela ousadia, usam elementos como nevoeiro, pirotecnia e andaimes. Para a coleção “Bonecas Russas”, em 1999, os estilistas vestiram Maggie Rizer com nove camadas de roupas de cristal Swarovski, gerando grande repercussão.

Viktor & Rolf - Foto: Divulgação
Viktor & Rolf – Foto: Divulgação

Em entrevista ao site “WWD”, os designers disseram que buscam um novo equilíbrio no trabalho conjunto por meio da intuição, e que estão orgulhosos por esses 25 anos. “Acabamos de inaugurar uma grande exposição aqui em Roterdã. Coincide lindamente com o 25º aniversário, então, em termos de celebração, nos fez sentir muito orgulhosos de ver os resultados”, disse Horsting. “É uma seleção muito rigorosa de 25 anos de trabalho, mas não é nostálgico. Para nós, parece relevante e contemporâneo e, de certo modo, atemporal também.”

A respeito do livro, que sai pela editora Phaidon, eles dizem que “o melhor da obra não é a retrospectiva de 25 anos, mas o trabalho em si, como uma peça autônoma de criação de livros, sobre o que um livro poderia ser”. “Demos carta branca para Irma. Nós a conhecemos há muito tempo e somos amigos de longa data – até fomos vizinhos. O trabalho dela é tão excepcional, ela é tão radical, que tivemos a sensação de que se pudéssemos confiar em alguém, seria ela”, explica Horsting.

Viktor & Rolf - Foto: Harper's Bazaar
Viktor & Rolf – Foto: Harper’s Bazaar

Sobre os 25 anos trabalhando com Snoeren, Horsting é direto: “Eu diria que, essencialmente, sempre trabalhamos juntos da mesma maneira. Nós nunca descrevemos quem faz o quê. Existe algo que simplesmente funciona. Nós não analisamos muito”.

Leia também:
10 vestidos de noiva curtos para mostrar as pernas no verão 2019
Noivas românticas: apliques de flores são apostas para o verão 2019