Por Vívian Sotocórno

O verão parisiense não marca apenas a temporada de alta-costura. As apresentações das novas coleções de alta-joalheria, que acontecem em paralelo, são tão importantes e interessantes quanto. Aqui, os highlights das preferidas de Bazaar, exibidas durante a semana passada, em Paris.

Gaia Repossi veste seu próprio ear-cuffy - Foto: divulgação

Gaia Repossi veste seu próprio ear-cuff – Foto: Armando Palha


REPOSSI

Só mesmo Gaia Repossi para transformar tantos quilates em uma peça extremamente cool. O ear-cuff com uma série de diamantes desalinhados, que parecem flutuar sobre a orelha, é a perfeita tradução da alta-joalheria moderna e fresca com que ela vem revolucionando a Repossi. Bravo! A ideia se repete nos anéis, com os quais as pedras de diferentes tamanhos e formatos, usadas de maneira – atenção! – assimétrica, também parecem flutuar nos dedos. Ideia atualmente explorada também por Delfina Delettrez, outro dos ótimos nomes da geração de Gaia.

Dior - Foto: divulgação

Dior – Foto: divulgação

DIOR
Esqueça a mistura exuberante de cores intensas, tradicional à Victoire de Castellane, diretora-criativa da alta-joalheria da Dior. A nova coleção traz tons bem mais lavados, em sintonia com o novo momento, mais maduro, pela qual a grife passa desde a chegada de Raf Simons, em uma sinergia entre a alta-costura e a alta-joalheria. Em uma coleção que levou dois anos de pesquisa, Victoire relê 23 vestidos dos arquivos do próprio Christian em peças one-of-a-kind extremamente arquitetônicas (outra homenagem ao criador em si, um “arquiteto frustrado”, como dizem por aí).

Louis Vuitton - Foto: divulgação

Louis Vuitton – Foto: divulgação

LOUIS VUITTON
Como na estação passada, as criações da alta-joalheria da Vuitton (que possui uma loja da marca exclusivamente dedicada à linha, na Plâce Vendôme) seguem influência art déco. Mas, desta vez, as correntes são substituídas por linhas mais gráficas e geométricas, como nas peças que releem o “v” do monograma da marca – daí o nome da coleção, Acte V. Uma opala de cair o queixo é um dos destaques da coleção – lembra que Bazaar antecipou que a pedra voltaria com tudo? Desta vez, as joias não levam a assinatura de Lorenz Bäumer (diretor-criativo da joalheria da LV) e sim da equipe interna. Mudanças à vista? Hamdi Chatti, vice-presidente para as joias e relógios da marca, diz que Bäumer permanece por lá…

Van Cleef - Foto: divulgação

Van Cleef – Foto: divulgação

 

VAN CLEEF
Exibida durante uma festa no Château de Chambord, a coleção reproduz, tal quando o evento na qual foi apresentada, um tradicional conto de fadas francês, o Pele de Asno. Princesas, castelos e cetros foram transformados, literalmente, em joias, com impressionante minuciosidade. Peças para fazer sonhar, sem sombra de dúvidas. Atenção para as que trazem pedras opacas, como lápis-lazúli, material que há tempos vem ensaiando um retorno.

Carla Bruni usa Bvlgari - Foto: Getty Images

Carla Bruni usa Bvlgari – Foto: Getty Images


BVLGARI

Com Carla Bruni como musa e um exuberante jardim como pano de fundo, a Bvlgari lançou sua nova coleção de haute joaillerie em festa para convidados estrelados, em Paris. Entre os destaques, as peças coloridíssimas pelas quais a marca é famosa: em uma mesma joia, turmalinas, ametistas e topázios se misturam em um ousado exercício de cor.