Por Luiza de Beaurepaire
Seria difícil saber de cabeça quantas vezes ele já sentiu o frenesi do backstage e a ansiedade daqueles minutos preciosos antes de qualquer desfile. Com uma grife fundada desde 1987, Valdemar Iódice já passou por inúmeras semanas de moda, mas isso não tira do estilista aquele nervosismo clássico antes de ver sua coleção despontar na passarela.
Para acompanharmos esses instantes finais, ficamos na cola de Iódice por duas horas antes da marca desfilar no Fashion Rio verão 2014.
19h: Algumas costureiras, ainda com a sala do backstage vazia, passam algumas roupas e fazem os ajustes finais nas peças. Enquanto isso, Valdemar conversa com alguns amigos e assessores.
19h10: Começa a dar entrevistas para a imprensa. Sempre atencioso, ele conversa com um por um, mostra cada peça, faz com que os repórteres sintam o tecido e explica a concepção de cada peça apresentada.
19h25: O backstage vai ficando mais cheio – a cada minuto, novos fotógrafos vão chegando.
19h30: Valdemar vai até a passarela, assiste a passagem de som e confere a iluminação enquanto modelos fazem teste.
19h50: Algumas modelos já começam a chegar na sala e aproveitam para provar o sapato desfilado.
19h55: O estilista recebe Paulo Borges e, juntos, os dois vão novamente para a passarela conferir o ensaio do desfile.
20h10: Mais entrevistas e mais fotos! As modelos, já sentadas no chão do backstage (algumas aproveitam para ler um livro e outras para acessar as mídias sociais pelo celular), aguardam a saída da imprensa para que possa haver a troca de roupa.
20h25: A sala do backstage vai ficando mais agitado e todos já começam a apressar os seus trabalhos: a imprensa começa a se retirar, as modelos se vestem com o look do desfile, o exército de maquiadores vai entrando na sala para dar o retoque final. Nesse meio tempo, Iódice recebe muitas ligações e fica ao lado dos assessores monitorando tudo.
20h50: A fila do desfile começa a ser montada e Iódice começa a observar tudo, bem atento, conferindo cada modelo. Em alguns looks, ele sugere uma pequena mudança. Em outros, por exemplo, coloca a mão na massa. Ele começa a ajustar a saia da top Daiane Conterato – junto com a ajuda de uma costureira – e, sem falar muito, da uma última olhada na fila de modelos já formada.
21h: Começa o desfile e o estilista assiste a tudo da boca de cena.

Hora de receber o abraço dos amigos: nosso editor de moda Sylvain Justum (à esquerda) e Giovanna Antonelli (à direita) – Foto: Anna Clara Carvalho/Harper’s Bazaar
21h10: Termina o desfile, as modelos entram de volta no backstage aplaudindo e já trocam de roupa rapidamente, para já se encaminharem para o próximo desfile. Em 5 minutos, elas já não estão mais lá e a sala é tomada por amigos do estilista. Ele recebe abraços, beijos, tira fotos, dá entrevistas e, sossegado, aproveita para comemorar.