Foto: Arquivo Harper's Bazaar
Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Por Rachel Jordan

Para muitas pessoas, as festas de final de ano da empresa são sinônimo de descontração, o momento de aliviar as tensões do trabalho, de festejar as conquistas e partir mais leve para um novo ano. Mas, afinal, as confraternizações na empresa devem ser vistas como uma extensão do trabalho, ou é possível relaxar?

O mais importante é não esquecer que, apesar do clima de comemoração, com música, bebidas e conversas correndo livremente, é um evento profissional.

Lá estarão os colegas de trabalho, diretores, líderes, enfim, todas as pessoas que fazem parte da rotina da instituição. Por isso, escolher o look ideal para a festa é essencial.

A filosofia para que tudo dê certo é: nada de exageros. Independentemente do tipo de ambiente que você trabalhe, não se esqueça de que a sua roupa reflete a sua imagem profissional.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

E como cada empresa tem seus próprios códigos, o mais sensato é seguir o dress code adotado para trabalhar. Mas, calma, isso não significa ir à festa de maneira super formal, caso você trabalhe de terninho no dia a dia. Use algo que se encaixe dentro da cultura da empresa!

Se trabalha em um ambiente mais formal, no qual os trajes diários são o social completo, procure usar roupas mais elegantes, porém, mais descontraídas.

Para quem já está acostumado a passar seus dias de trabalho em um ambiente bem descontraído, a festa com certeza seguirá esse padrão, então, use seu estilo mantendo o bom gosto e, claro, não exagere na descontração.

Lembre-se de que nestas ocasiões poderá encontrar pessoas que durante o ano você só teve contato por meio de trocas de e-mails, então, transmitir uma primeira impressão positiva é ponto para você.

Fique atento ao local e ao horário que será realizada a confraternização, isso também ajuda a não cometer nenhuma gafe na hora de escolher o look.

Ambientes formais

Foto: Arquivo Harper's Bazaar
Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Invista em tecidos e estampas que você não se sentiria à vontade para usar no dia a dia de trabalho. Opte por roupas mais leves com tecidos como o linho, que está em alta, em tons mais intensos como roxo, vermelho, laranja/açafrão e amarelo.

Aliás, por que não ousar nas combinações de cores e testar algumas como vermelho e rosa por exemplo?

Foto: Arquivo Harper's Bazaar
Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Padronagens de poá e xadrez também são uma ótima escolha. Opte por uma peça que tenha cor, corte ou escalas diferentes. Você vai continuar adequada, mas com mais liberdade.

Peças de alfaiataria coloridas, sem as famosas cores neutras, são sempre ótimas escolhas.

Foto:Reprodução/Instagram
Foto:Reprodução/Instagram

Macacões com um toque de brilho ou metalizado (pode ser até nos sapatos!) têm uma pegada cool bem bacana.

Vestidos mais compridos trazem uma mensagem de modernidade e mostram uma mulher mais descontraída do que no dia a dia, principalmente se aparecerem em tons pastel. Os de estampas tropicais também estão em alta.

Se não é adepta de cores, mas quer parecer mais antenada, compre um sapato branco já!

Ambientes informais

Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

Se você tem uma liberdade maior para se vestir, então invista em um look em cores neon, estampas tropicais, peças metalizadas ou com mood esportivo.

Foto: Arquivo Harper's Bazaar
Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Abuse de acessórios como broches, argolas grandes, tênis coloridos e mules, eles estão por todos os lados.

Agora atenção! Cuidado com excesso de brilho, decotes muito profundos e transparência. Lembre-se que está na festa da empresa e tudo que é demais pode manchar sua imagem profissional.

Leia mais:
Saiba como escolher os looks de trabalho para o verão 2019