"Boardwalk Empire", da HBO, uma das cinco indicadas ao Emmy 2013 de melhor figurino - Foto: Reprodução
“Boardwalk Empire”, da HBO, uma das cinco indicadas ao Emmy 2013 de melhor figurino – Foto: Reprodução

Para entender melhor cada uma das séries que está concorrendo ao Emmy de melhor figurino em 2013, Bazaar preparou um especial com as tramas e importantes trabalhos dos figurinistas responsáveis pelo guarda-roupa de cada uma das cinco indicadas. Em pauta nesta quarta-feira (24.07), Boardwalk Empire.

Com o primeiro episódio dirigido por Martin Scorsese, a série estreou com o pé direito na televisão americana em setembro de 2010. Escrito por Terence Winter, produtor e roteirista da premiada The Sopranos, o seriado é uma adaptação do livro de Nelson Johnson, Boardwalk Empire: The Birth, High Times, and Corruption of Atlantic City e se passa nos anos 20 em Atlantic City, New Jersey, durante a época da Lei Seca nos EUA.

O elenco inclui o Steve Buscemi no papel de Enoch “Nucky” Thompson, Michael Pitt, Kelly Macdonald e Paz de la Huerta.

O seriado se passa nos EUA durante a Lei Seca dos anos 20 - Foto: Reprodução
O seriado se passa nos EUA durante a Lei Seca dos anos 20 – Foto: Reprodução

Perfume vintage

Para o figurino de Boardwalk Empire, John A. Dunn e Lisa Pandovani mergulharam de cabeça nos livros das bibliotecas do Fashion Institute of Technology, do Metropolitan Museum of Art e do Museu Brooklyn, e no arquivo de fotografias da Biblioteca do Congresso. Visitaram muitos brechós em NY e LA. “Foi desta forma que nos informamos sobre a construção, os tecidos, materiais, detalhes e cores da época. Ficamos espantados com os tons que até os homens usavam naquela época”, resume John.

Para a caracterização dos personagens, Dunn usa apenas tecidos que existiam nos anos 20. Destaque para a silhueta pós edwardiana, quando as mulheres se libertaram dos corselets e assumiram shapes retos. Veja mais imagens de cenas na nossa galeria. Clique:

Veja mais: Especial Emmy 2013: Downton Abbey