Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A linha de granolas Jordans, marca fundada no final década de 1960 pelos irmãos ingleses Bill e David, e considerada a favorita entre os ingleses, foi lançada há dois meses mercado brasileiro. Com proposta premium, a marca que pertence ao grupo Associated British Foods (ABF) possui cinco sabores: red fruits (maçã, framboesa e morango), berry fruits (mirtilo, cassis, cranberry), tropical (papaya, abacaxi, coco e banana), nuts (amêndoa, avelã e castanha do Pará) e fruits & nuts (frutas secas, avelã e noz pecã). O preço sugerido da embalagem de 400g custa em média R$ 17,50.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Utilizando unicamente produtos naturais – a base das granolas Jordans são aveia e mel – a marca traz como diferencial as castanhas e frutas da melhor procedência, sendo as últimas liofilizadas, o que mantém seus nutrientes, a cor e o sabor sem o uso de conservantes. Os produtos Jordans apresentaram 15% a mais de frutas em relação às demais marcas encontradas na categoria.

E a chef Elisa Hill, do Gastropub Camden House, revela com exclusividade pra Bazaar a receita do ceral que elaborou para o evento de lançamento da granola Jordans no Brasil.

 

Crumble de maçã, Granola Jordans Nuts e custard (creme de baunilha e ovos)

Ingredientes:

Para o mix de maçã:

4 maçãs

100grs de açúcar ou ½ xicara

¼ tablete de manteiga sem sal

1 colher de chá de canela em pó

 

Modo de Preparo:

Descascar as maçãs, retirar as sementes e miolo e cortar em cubos pequenos.

Em uma frigideira anti-aderente derreter o açúcar até obter cor caramelo, adicionar os cubos de maçã e cozinhar até que o caramelo derreta e obtenha-se uma calda, (ele pode cristalizar um pouco no início, mas isso é normal e voltará ao estado de calda), adicionar a manteiga e a canela e cozinhar por cerca de 5 à 6 minutos ou até as maçãs estarem macias e cozidas mas com aparência ainda relativamente firme.

 

Para o creme de baunilha:

250 ml Creme de leite

250 ml de leite

100 grs de açúcar (ou ½ xícara)

5 gemas de ovos

 

Modo de Preparo:

Em uma panela colocar o creme e o leite e aquecer até quase fervura, enquanto o leite + creme aquecem colocar o açúcar e gemas em um “bowl” e misturar bem com a ajuda de um Fouet. Adicionar cerca de um terço do leite + creme quente aos ovos+açúcar e mexer bem com o fouet até dissolver. Retornar tudo para a panela com o liquido que havia sido deixado e cozinhar em fogo bem brando mexendo vigorosamente sem parar nem um minuto com uma espátula de borracha até sentir que o creme está ficando espesso, cerca de 4 a 5 min ou até o creme fazer uma camada nas costas da espátula sem escorrer. Neste momento as gemas estão cozidas e terão feito a ação espessante final. Passar para um refratário de vidro, cobrir e resfriar imediatamente.

Em um ramequin ou louça de servir, colocar 2 colheres de mix de maçã já quente/morno, cobrir com cerca de 1 dedo da granola (que será substituta do crumble) e servir com o creme de ovos (quente ou frio).