Madonna no show da Celebration Tour, no Rio de Janeiro (Foto: Kevin Mazur/WireImage for Live Nation)

Verde, amarelo e azul – há poucos anos, quem poderia imaginar que o trio de cores brasileiras seria ressignificado com Madonna em pleno palco na orla de Copacabana? O finale histórico de sua turnê, Celebration, contou um show de moda para além das músicas (e as participações de Anitta e Pabllo Vittar) e, em frente ao público de mais de 1.5 milhão de pessoas, a cantora surgiu com um corpete tricolor que já se tornou icônico.

Na etiqueta, a peça carrega a assinatura de Jean-Paul Gaultier, estilista francês com quem Madonna tem décadas de relação, mas o processo criativo para o look envolveu muito mais do que apenas um nome. Ao contrário, a stylist e figurinista da popstar, Rita Melssen, conversou com exclusividade com o editor de moda da Harper’s Bazaar, Guilherme de Beauharnais, e revelou todos os segredos por trás do look ‘brazilcore’. Confira o papo:

Guilherme de Beauharnais: Que show, Rita! E que espetáculo de moda! Quero falar sobre o corset tricolor que Madonna usou no palco. Existiu alguma inspiração em particular para o look?

Rita Melssen: Obrigada! O corset de Jean-Paul Gaultier foi um figurino que desenhos no começo da turnê, em homenagem ao icônico corset dourado que Madonna usou em Blonde Ambition. Quando soubemos que iríamos vir para o Brasil, Madonna e eu sabíamos que seria o look perfeito para adaptar. Nos inspiramos nas cores vibrantes da bandeira do Brasil e queríamos fazer algo que fosse especial para os brasileiros, que a amam e a apoiam há décadas. Estávamos orgulhosas de estar no Brasil e queríamos mostrar isso. Também foi o jeito perfeito de criar um último momento especial entre Madonna e Gaultier na turnê Celebration.

GDB: A Madonna participou do processo criativo?

RM: Ela é muito envolvida em tudo que diz respeito ao show. Colaborar e aprender com ela é a melhor parte de tudo. Ela é direta e sabe o que quer, mas também está aberta a novas ideias e perspectivas. É um verdadeiro encontro de mentes quando trabalho com ela.

Croqui de Jean-Paul Gaultier para o look ‘brazilcore’ que Madonna usou no Rio de Janeiro (Imagem: Jean-Paul Gaultier/Divulgação)

GDB: Qual foi a maior sugestão que ela trouxe para o look?

RM: O maior foco dela foi mostrar gratidão pelos brasileiros e transmitir um sentimento de orgulho através do figurino.

GDB: Quanto tempo levou para a criação do look?

RM: As conversas com Gaultier e seu time, dividindo esboços e referências, levou uma semana. Uma vez aprovado, escolhemos os tecidos e acabamentos e levou por volta de três e quatro semanas para o vestido e a jaqueta ficaram prontos. Nosso time, incluindo o incrível consultor de design Samuel Ososki, trabalhou dia e noite por mais de 150 horas para bordar e finalizar o look. As luvas foram feitas pela Sol Angel e os sapatos são Miu Miu. Foi necessário um exército! (risos)

GDB: Você falou sobre tecidos… do que o look é feito?

RM: O vestido é feito de cetim de seda azul, amarelo e verde, couro prateado, tule verde e dourado, e cristais em todos os tons da bandeira brasileira.

GDB: Swarovski?

RM: Sim!

GDB: Madonna existe mesmo para brilhar. Obrigado por contar tudo, Rita. How Bazaar!