Um dos looks do verão 2015 da maison - Foto: Getty Images
Um dos looks do verão 2015 da maison – Foto: Getty Images

Por Victoria Ranieri

Sendo uma das únicas marcas atuais a viver apenas do mercado de alta-costura, Tamara Ralph e Michael Russo, da Ralph & Russo, conversaram com exclusividade com a Bazaar sobre o mercado e planos para o futuro. A grife, que acaba de inaugurar um shop ‘n shop na gigante Harrods, conta que a escolha do local não foi por acaso. “Queríamos oferecer a uma clientela exigente a experiência em primeira mão da alta-costura e abrir as portas para novos clientes dos mercados emergentes. Lá, os clientes recebem o tratamento que oferecemos na Ralph & Russo, no âmbito da comodidade de fazer compras de luxo. Quando a Harrods nos propôs sermos uma das doze marcas de sua nova área, a Superbrands, não pudemos recusar”, disse Michael Russo, CEO da marca e também noivo de Tamara.

Michael Russo e Tamara Ralph - Foto: divulgação
Michael Russo e Tamara Ralph – Foto: divulgação

Com mais de 100 anos e tendo Charles Frederick Worth como precursor, o mercado de alta-costura, diferentemente dos tempos em que atingia milhares de consumidores, tem atualmente apenas cerca de dois mil consumidores. Mas isso não significa que o mercado está morrendo. “Esse ramo vem se reinventado ao longo das décadas contra todas as probabilidades. Alguém sempre tenta dizer que o mercado esta falindo, mas, na verdade, ele está florescendo e a Ralph & Russo é uma prova disso”, comenta Tamara Ralph, diretora criativa da marca.

Looks do desfile de verão 2015 da marca - Fotos: Getty Images
Looks do desfile de verão 2015 da marca – Fotos: Getty Images

Mas como todo setor com muita bagagem e história, esse também está mudando, ainda mais em tempos nos quais tudo munda em um instante e as noticias chegam cada vez mais rápido aos internautas. “Como antes de tudo ele é um estilo de vida, o couture precisa estar em contato com a vida e as atitudes dos clientes, que não são mais os mesmos de 30 anos atrás. Nossos clientes são mulheres modernas com carreiras e horários que nem sempre permitem fazer infinitos fittings. Se tivermos que explicar a Ralph & Russo em três palavras, diríamos elegância, romance e atemporal”, explicam.

O espaço de Ralph & Russo Couture na Harrods - Fotos: reprodução
O espaço de Ralph & Russo Couture na Harrods – Fotos: reprodução

Sobre sua mulher ideal, Tamara Ralph argumenta: “toda mulher tem potencial de ser nossa musa. Basear esse papel somente pela aparência seria muito redutor. Nosso papel é realizar suas personas visualmente ao criar um vestido, seja para um tapete vermelho ou para uma visita imponente.”

Rainha Elizabeth II e Angelina Jolie, usando um look Ralph & Russo - Foto: Getty Images
Rainha Elizabeth II e Angelina Jolie, usando um look Ralph & Russo – Foto: Getty Images

Sobre os planos para o futuro, outros showrooms, como o da Harrods, devem ser abertos em Nova York e em Hong Kong. E uma linha prêt-à-porter permanece no ar. “Certamente pensamos em uma linha prêt‐à-porter, embora a alta-costura vá permanecer sempre como nosso foco. Nós somos, em primeiro lugar e principalmente, uma casa de luxo, e todos os produtos a serem desenvolvidos no futuro preservarão os mais elevados níveis de design e qualidade”, conclui Michael.

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